Piauí produzirá hidrogênio verde com usina de energia solar

Expectativa é que as obras de implantação da planta fotovoltaica sejam iniciadas em 2024
Piauí produzirá hidrogênio verde com usina de energia solar
Reunião do Governo do Piauí com membros da Solar Outdoor Media. Foto: Divulgação.

O Governo do Piauí anunciou, na sexta-feira (29), que firmou uma parceria com o grupo alemão Solar Outdoor Media para instalar uma usina fotovoltaica no município de Buriti dos Lopes visando a produção de amônia e hidrogênio verde.

A expectativa é de que as obras de implantação da planta sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1,8 mil profissionais da região. Inicialmente, a usina terá potência instalada de 940 MW, podendo no futuro chegar até 3 GW. 

Toda a energia gerada pela planta solar será encaminhada a uma fábrica na cidade de Parnaíba, de forma que seja realizada a produção dos combustíveis e a respectiva exportação dos insumos para a Alemanha.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um grande passo para a transição energética no Piauí. “Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí”, disse ele. 

Luciano Guido, CEO da Solar Outdoor Media, por sua vez, expressou sua satisfação com os avanços nas negociações com o governo piauiense e reforçou o compromisso do grupo alemão em contribuir para o desenvolvimento do estado por meio da energia limpa e tecnologias sustentáveis.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal