21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Piauí produzirá hidrogênio verde com usina de energia solar

Expectativa é que as obras de implantação da planta fotovoltaica sejam iniciadas em 2024

Autor: 2 de outubro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Piauí produzirá hidrogênio verde com usina de energia solar

Reunião do Governo do Piauí com membros da Solar Outdoor Media. Foto: Divulgação.

O Governo do Piauí anunciou, na sexta-feira (29), que firmou uma parceria com o grupo alemão Solar Outdoor Media para instalar uma usina fotovoltaica no município de Buriti dos Lopes visando a produção de amônia e hidrogênio verde.

A expectativa é de que as obras de implantação da planta sejam iniciadas em 2024 e empreguem mais de 1,8 mil profissionais da região. Inicialmente, a usina terá potência instalada de 940 MW, podendo no futuro chegar até 3 GW. 

Toda a energia gerada pela planta solar será encaminhada a uma fábrica na cidade de Parnaíba, de forma que seja realizada a produção dos combustíveis e a respectiva exportação dos insumos para a Alemanha.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto é um grande passo para a transição energética no Piauí. “Um projeto bilionário muito importante ao nosso estado, que busca ser líder mundial na produção de hidrogênio verde e, a partir disso, trazer desenvolvimento ao Piauí”, disse ele. 

Luciano Guido, CEO da Solar Outdoor Media, por sua vez, expressou sua satisfação com os avanços nas negociações com o governo piauiense e reforçou o compromisso do grupo alemão em contribuir para o desenvolvimento do estado por meio da energia limpa e tecnologias sustentáveis.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.