23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Banrisul prepara edital para locação de usinas de geração distribuída

Contratação visa atender a demanda de aproximadamente 400 agências no Rio Grande do Sul

Autor: 24 de março de 2023maio 22nd, 2023Mercado
2 minutos de leitura
Banrisul prepara edital para locação de usinas de geração distribuída

Esse é o segundo movimento do banco na transição para o consumo de energia de baixo carbono. Foto: Sindbancários

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) vai lançar um segundo edital, ainda neste semestre, para locação de usinas de geração solar distribuída, visando atender a demanda de aproximadamente 400 agências em baixa tensão.

Esse é o segundo movimento do banco na transição para o consumo de energia de baixo carbono. Em setembro do ano passado, a 2W Ecobank (antiga 2W Energia) venceu a licitação para migração de 100 agências em média tensão para o mercado livre.

O processo de migração teve início em outubro do ano passado. Até o momento, cerca de 30 agências da instituição já consomem energia 100% renovável, incluindo o Data Center do Banco, em Porto Alegre. A proposta prevê o fornecimento de energia com consumo de 15.000 MWh/ano. A energia contratada é de fonte eólica.

“Com os dois editais, temos uma previsão de R$ 50 milhões em economia no período do contrato”, detalha a gerente de Engenharia do Banrisul, Vânia Tibério.

O processo de transição energética está alinhado à estratégia de sustentabilidade do Banrisul, que inclui outras frentes. Entre elas está a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática, com diretrizes para avanços na redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e dos impactos ambientais e climáticos, atrelados ao consumo de energia e demais projetos socioambientais.

“O projeto também contempla avanços importantes frente à mitigação de emissão de Gases de Efeito Estufa relacionados ao consumo de energia elétrica, possibilitando a escolha de compra de energia de fonte 100% renovável e contribuindo para o novo posicionamento do Banrisul no pilar da sustentabilidade”, relata a gerente de Sustentabilidade da instituição, Viviane Costa.

 

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.