1 de março de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,28GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 4,88 GW

Um ano que começa e uma revisão que chegará ao fim

Apesar de tudo isso, ainda é preciso que fiquemos atentos ao processo de revisão

Autor: 8 de janeiro de 2020outubro 2nd, 2020Opinião
Um ano que começa e uma revisão que chegará ao fim

Chegou 2020 e, enquanto nos preparamos para começar o novo ano, sabemos também que está chegando ao fim o processo de revisão da REN 482, que já se alonga por quase dois anos e cujo objetivo principal é discutir como vai ser a nova forma de se valorar os créditos de energia produzidos pelo consumidor que decide ter um sistema de micro ou minigeração. 

Enquanto entramos na reta final dessa discussão é importante ter em mente o que vem pela frente: a quarta etapa do processo. Nela, a ANEEL tem a obrigação de analisar todas as contribuições submetidas por escrito – até o dia 30/12/2019 – e emitir uma Nota Técnica informando sua posição sobre cada um dos pontos sugeridos pelo setor e pela sociedade. Além disso, a Agência irá, também, revisar o rascunho de texto proposto anteriormente (no fatídico dia 17 de outubro de 2019), realizando as alterações que entender necessárias. 

Mas, na prática, o que isso significa? Para simplificar, listamos aqui três mensagens chave que você precisa ter em mente:

  1. Não teremos uma nova REN 482 do dia para a noite (literalmente): muita gente tinha medo de que o término do prazo do dia 30/12/2019 significava que a nova REN 482 viria já nos dias seguintes. Isso era impossível exatamente por causa do procedimento que descrevemos acima, e que precisa ser seguido. Na prática (e pela nossa experiência) essas análises levam cerca de 3 meses – por isso falamos que novidades devem vir por volta de março ou abril de 2020.
  2. A votação da nova REN 482 é pública e você pode acompanhar online ou ao vivo. Após fazer as alterações no rascunho do texto apresentado anteriormente, ele será enviado para apreciação e votação da Diretoria. Essas reuniões são públicas e transmitidas online também!
  3. A publicação da nova norma não significa que ela entrará e produzirá efeitos imediatamente. No direito, temos uma expressão que significa “vacatio legis”, que é a vacância da lei. Apesar de a REN 482 não ser uma lei, funciona da mesma forma: é o prazo trazido na norma para que ela entre em vigor. Ou seja, podemos ter uma nova REN 482 publicada em abril, mas prevendo que ela só começará a produzir efeitos seis meses depois, ou mesmo no ano seguinte. 

Apesar de tudo isso, ainda é preciso que fiquemos atentos ao processo de revisão, pois, como já falamos, estamos na reta final. Ainda há muito espaço para mudanças profundas no texto proposto pela Agência e somente a participação ativa de cada um de nós fará isso possível. 

E, por falar nisso, você enviou sua contribuição no dia 30?

Bárbara Rubim

Bárbara Rubim

CEO da Bright Strategies e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Comentar

Opinião

O que esperar para o setor solar em 2021?

Não haveria luz se não fosse a escuridão. A frase de Lulu Santos é da década de 1980 e ilustra muito bem o nosso 2020. Começamos o ano sob a sombra das incertezas político-econômicas, mas experiência é para isso. Enquanto a gente consegue enxergar, não para de caminhar. Pensando assim, a Aldo Solar iniciou 2020 reforçando os laços com os maiores fornecedores mundiais para continuar a oferecer o que há de melhor no mundo em equipamentos, tecnologia e uso de energia solar. Apesar da pouca claridade, nosso “norte” já está estabelecido: incentivar cada vez mais o ato de produzir energia…
22 de dezembro de 2020
Opinião

Como a energia solar deve se tornar um diferencial competitivo nas indústrias?

A história das organizações tem nos mostrado, através do tempo, o quão importante é a gestão de custos para que determinada empresa possa, além de sobreviver, mostrar-se competitiva e estabelecer diferenciais em relação aos seus concorrentes. Não importa se você é adepto de teorias mais clássicas de administração como as de Fayol ou Taylor, ou se está familiarizado e aplica o que há de mais novo na gestão, como as teorias de oceano azul e vermelho, organizações exponenciais e design thinking. Um ponto em comum de qualquer uma dessas teorias é: assim como as nossas unhas precisam ser cortadas constantemente,…
29 de outubro de 2020
Opinião

Código Brasileiro de Energia Elétrica: o que esperar para a GD?

Nosso país possui uma série de leis, decretos, portarias e medidas provisórias que regulamentam o setor elétrico brasileiro. Hoje, qualquer pessoa que  se disponha a entender, ou pelo menos a começar a entender um pouco da complexidade deste segmento, enfrenta algumas dificuldades iniciais. Como responsável pela setor de Regulação da Bluesun do Brasil, destaco que o primeiro entrave está no fato de que a legislação não se encontra compilada. Em decorrência disso, mais árdua se torna a tarefa de descobrir as normas que regem o setor. Sem dúvida, esses dois pontos dificultam em muito o estudo, a consulta e a…
19 de outubro de 2020
Opinião

Como a Lei Geral de Proteção de Dados vai impactar o marketing digital?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada em 14 de agosto de 2018, passou a vigorar a partir de 18 de setembro de 2020 e causará impactos em empresas de diversos setores, incluindo o marketing, que tem os dados como a principal fonte de análise para compreender a efetividade das estratégias traçadas. Para que a lei pudesse passar a valer, era necessário a criação, por parte do Governo Federal, de um órgão regulador – a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) –, que se deu em 27 de agosto de 2020, quando o Senado aprovou a Medida…
5 de outubro de 2020
Opinião

Banco Mundial divulga dados do potencial da energia solar na América Latina

Muito ainda precisa ser feito quando o assunto é explorar o potencial de energia solar fotovoltaica na América Latina, apesar do crescimento do setor na região. Está claro que há muito trabalho por fazer e que, com o apoio massivo dos governos e de todos os segmentos da sociedade, o desenvolvimento traria incontáveis benefícios. Alguns números relevantes foram divulgados pelo Banco Mundial, que vale a pena conferir nesse post. Ferramenta mede potencial de produção de energia solar Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela que um quinto da população do planeta distribui-se entre 70 países com alto potencial para exploração…
29 de setembro de 2020