Armazenar energia solar em larga escala. Esse é o diferencial do ESS Container, sistema que chega ao Brasil para inovar no mercado fotovoltaico. De acordo com a BYD, empresa responsável pela comercialização do equipamento, o mesmo é capaz de abrigar uma grande quantidade de baterias, possibilitando programar a utilização de energia durante a noite, nos dias nublados e chuvosos e ainda reduzir o consumo nos horários de pico.
O container usa baterias de fosfato ferro-Lítio que possuem um longo ciclo de vida e uma alta densidade energética, conseguindo, por exemplo, abastecer 100 casas por dois dias inteiros. Segundo a BYD, o equipamento ainda gera energia conforme a necessidade de uso, possui aplicações On Grid e Off grid e uma modulação de frequência AVC e AGC, além de viabilizar melhores condições de infraestrutura elétrica em locais remotos e contar com um sistema de armazenamento que atende a diferentes segmentos industriais.
O primeiro projeto de larga escala que utilizou o ESS Container foi uma usina criada para um condomínio de casas residenciais, uma parceria da Alsol com a Cemig. “Quando o nosso projeto de pesquisa e desenvolvimento com a Cemig começou a ser desenvolvido, optamos por fazer a primeira compra das baterias de armazenamento de ferro lítio. É uma iniciativa pioneira”, afirmou Gustavo Malagoli Buiatti, fundador e CTO da Alsol.