O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta quarta-feira (27) a aprovação de uma linha de crédito, inicialmente da ordem de R$ 180 milhões, para a Scala Data Centers.
O recurso possibilitará à empresa adquirir um portfólio abrangente de recursos, incluindo maquinário avançado, sistemas industriais, equipamentos de TI (tecnologia da informação) e automação, além de componentes fabricados nacionalmente para o fomento do mercado de data centers.
A aprovação da linha deve impulsionar os projetos de expansão da Scala, ampliando a capacidade de processamento, armazenamento e distribuição de dados do Brasil. Entre os empreendimentos da companhia está o Campus Tamboré, em Barueri (SP), o maior da América Latina, com 450 MW de capacidade de TI.
Além disso, a Scala AI City, uma cidade de data centers já anunciada para Eldorado do Sul (RS), será projetada para suportar cargas massivas voltadas ao treinamento e à inferência de IA (Inteligência Artificial).
Leia também:
- Investimentos em data centers ultrapassarão U$ 250 bilhões até 2030;
- Impulsionada por data centers, autoprodução lidera contratos de solar e eólica no mercado livre;
- Alta demanda energética pela IA: como a energia solar pode ser a solução?
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, o financiamento aprovado pelo banco brasileiro busca fortalecer a cadeia de novas tecnologias no Brasil.
“Além disso, o país, por ter uma matriz energética 90% limpa e renovável, é altamente competitivo no mundo, tendo em vista que data centers exigem elevado consumo de energia”, ressaltou.
Atualmente, a Scala conta com mais de 300 MW de capacidade instalada e em desenvolvimento, Sua infraestrutura conta com mais de 6 GW em conexões de energia garantidas para suportar a expansão futura e será integralmente abastecida por fontes renováveis e certificadas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.