23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

BNDES cria nova estrutura para emissão de títulos verdes

Iniciativa foi desenvolvida em parceria com o BID e inclui categorias como energia renovável e transporte limpo

Autor: 8 de abril de 2021abril 21st, 2021Brasil
2 minutos de leitura
BNDES cria nova estrutura para emissão de títulos verdes

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou seu SBF (Sustainability Bond Framework), documento que facilita a emissão pelo banco de títulos verdes, sociais e sustentáveis, no Brasil e no exterior. 

Tais recursos a serem captados com base nessa iniciativa, desenvolvida a partir de uma cooperação técnica firmada com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), serão utilizados para financiar e refinanciar projetos novos ou já existentes na carteira do BNDES. 

Leia mais: Dívida sustentável bate recorde anual, aponta BNEF

Os modelos de programas elegíveis para a destinação dos recursos abrangem categorias que incluem, por exemplo, energia renovável, eficiência energética, gestão sustentável da água e transporte limpo.

Leia mais: BNDES investe R$ 1,1 bilhão em energia solar fotovoltaica

De acordo com a empresa, o projeto amplia as possibilidades de captação previstas no Green Bond Framework lançado em 2017, que permitiu ao BNDES ser o primeiro banco brasileiro a realizar uma emissão deste tipo de título, no mercado de capitais internacional, e a primeira instituição financeira a emitir letras financeiras verdes em 2020, no mercado local. 

Ampliação de linhas de créditos para projetos renováveis

Um levantamento realizado pelo Canal Solar apontou que pelo menos quatro bancos esperam o crescimento de operações em suas linhas de crédito voltadas para renováveis para este ano: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Santander e Caixa.  Clique aqui e confira os valores contratados em 2020 e as expectativas para 2021.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.