O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou seu SBF (Sustainability Bond Framework), documento que facilita a emissão pelo banco de títulos verdes, sociais e sustentáveis, no Brasil e no exterior.
Tais recursos a serem captados com base nessa iniciativa, desenvolvida a partir de uma cooperação técnica firmada com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), serão utilizados para financiar e refinanciar projetos novos ou já existentes na carteira do BNDES.
Leia mais: Dívida sustentável bate recorde anual, aponta BNEF
Os modelos de programas elegíveis para a destinação dos recursos abrangem categorias que incluem, por exemplo, energia renovável, eficiência energética, gestão sustentável da água e transporte limpo.
Leia mais: BNDES investe R$ 1,1 bilhão em energia solar fotovoltaica
De acordo com a empresa, o projeto amplia as possibilidades de captação previstas no Green Bond Framework lançado em 2017, que permitiu ao BNDES ser o primeiro banco brasileiro a realizar uma emissão deste tipo de título, no mercado de capitais internacional, e a primeira instituição financeira a emitir letras financeiras verdes em 2020, no mercado local.
Ampliação de linhas de créditos para projetos renováveis
Um levantamento realizado pelo Canal Solar apontou que pelo menos quatro bancos esperam o crescimento de operações em suas linhas de crédito voltadas para renováveis para este ano: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Santander e Caixa. Clique aqui e confira os valores contratados em 2020 e as expectativas para 2021.