19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Bolsonaro anuncia projeto de bombeamento de água com energia solar

O presidente ainda citou algumas vantagens desse tipo de instalação, como menor evaporação de água do reservatório

Autor: 30 de julho de 2019outubro 3rd, 2020Brasil
Bolsonaro anuncia projeto de bombeamento de água com energia solar

O presidente Jair Bolsonaro anunciou em coletiva de imprensa que o governo irá utilizar energia solar fotovoltaica para projetos de bombeamento de água no nordeste brasileiro. O anúncio foi feito faltando um mês para a inauguração da usina solar flutuante no reservatório de Sobradinho.

O governo planeja economizar 300 milhões de reais anuais com o custo de energia necessária para o bombeamento de água vinda do rio São Francisco.

“Com os painéis fotovoltaicos o gasto será zero, não teremos o custo convencional de energia e ainda injetaremos a energia excedente na rede” disse o presidente.

O presidente ainda citou algumas vantagens desse tipo de instalação, como menor evaporação de água do reservatório. “Este é um projeto bem inteligente … e muito bem vindo” – ele adicionou.

O projeto da usina solar flutuante no reservatório de Sobradinho contará inicialmente com 1MWp de potência, com planos de expansão para mais 4MWp.

Figura 1. Primeira etapa da usina solar flutuante sobre o reservatório de Sobradinho.  Nesta etapa foram instalados 1MW de módulos.

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.