CEMIG anuncia novo leilão de energia renovável

No total, a CEMIG vendeu 2,9 GW para a Enel, Engie e a estatal chinesa de investimentos em energia
2 minuto(s) de leitura

A CEMIG anunciou na segunda-feira dia 22/07 que irá realizar um novo leilão de compra de energia de fonte solar e eólica. Os vencedores do leilão irão operar as usinas no âmbito do mercado livre de energia, e os contratos terão até 19 anos de duração, tendo vigência entre início de 2023 e final de 2041. O leilão ocorrerá no dia 13/09/2019.

O primeiro leilão desse tipo realizado pela CEMIG ocorreu em Junho do ano passado, onde a concessionária contratou 431 MW, seguido de outro leilão em Outubro com mais 152 MW de fonte solar e eólica.

A energia gerada por essas fontes é classificada como incentivada. Consumidores que tenham demanda contratada de 500 kWp até 2,5 MWp são obrigados a comprar energia dessas fontes.

O leilão vem de forma a aliviar a perda de geração que a concessionária teve ao vender plantas de geração de energia a outras empresas do mercado. No total, a CEMIG vendeu 2,9 GW para a Enel, Engie e a estatal chinesa de investimentos em energia.

A CEMIG hoje é a quarta maior concessionária de energia do país, e já tem mais de 70 plantas de energia no seu portfólio.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal