Brasil atinge marca de 5,5 mil cidades com GD solar

Fonte já está presente em todos os municípios de 13 estados brasileiros e mais o Distrito Federal

O Brasil acaba de atingir a marca de 5,5 mil municípios com ao menos um sistema de energia solar instalado no segmento de micro e minigeração distribuída, segundo dados publicados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com o IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta hoje com 5.570 cidades espalhadas em 26 estados e mais o Distrito Federal (DF) – o que significa dizer que a fonte já está presente em mais 99% das localidades do país.

Até o momento, apenas 70 municípios não contam com os benefícios da fonte. A maior parte deles, segundo a própria ANEEL, encontra-se em localidades de difícil acesso, sobretudo na região Norte do país, como é o caso da região da Amazônia Legal.  

Esse é, inclusive, um dos motivos que fazem com que o Governo Federal se organize para levar sistemas de energia solar para estas regiões, por meio de programas sociais, como o Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia. 

Tais programas visam à democratização do acesso e uso da energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável. Os projetos atendem famílias de baixa renda ou beneficiárias de programas federais de desenvolvimento social, assentamentos rurais, comunidades indígenas e territórios quilombolas.

No mês passado, ambos os programas foram prorrogados até 2026 e 2030, após publicação de decreto no Diário Oficial da União. Anteriormente, as iniciativas estavam previstas para se encerrar ao final de 2022.

Estados com GD Solar

Ao todo, 13 estados e mais o DF já contam com sistemas solares no segmento de GD instalados em todos os seus municípios. Minas Gerais foi o último deles a atingir a marca. 

Na região Sudeste, apenas o estado de São Paulo ainda não conta com a solar instalada em todos os seus 645 municípios. Para atingir esses números faltam apenas quatro cidades. 

Nas região Sul e Centro-Oeste, os estados do Rio Grande do Sul, com 497 cidades, e de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 141 e 79, respectivamente, são as unidades federativas que, por enquanto, contam com sistemas de GD solar em todos os seus municípios. 

No Sul, faltam Paraná e Santa Catarina atingirem a marca, enquanto que no Centro-Oeste, apenas o estado de Goiás precisa “fazer a sua parte”. 

No Nordeste, apenas quatro dos nove estados da região ainda não têm energia solar distribuída em todos os seus municípios: Maranhão, Piauí, Paraíba e Sergipe. Em contrapartida, Ceará; Rio Grande do Norte; Pernambuco; Alagoas e Bahia já tem 100% de suas cidades com ao menos um sistema instalado. 

Na região Norte, apenas Rondônia e Tocantins têm todos os seus 52 e 139 municípios, respectivamente, com ao menos um sistema em telhados, fachadas e terrenos de pequeno e médio porte. Chama atenção, a situação do Amazonas, que tem apenas 34 de 62 cidades com energia solar no segmento de GD. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal