4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Brasil atinge marca de 5,5 mil cidades com GD solar

Fonte já está presente em todos os municípios de 13 estados brasileiros e mais o Distrito Federal

Autor: 1 de setembro de 2022Indicadores
3 minutos de leitura

O Brasil acaba de atingir a marca de 5,5 mil municípios com ao menos um sistema de energia solar instalado no segmento de micro e minigeração distribuída, segundo dados publicados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

De acordo com o IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta hoje com 5.570 cidades espalhadas em 26 estados e mais o Distrito Federal (DF) – o que significa dizer que a fonte já está presente em mais 99% das localidades do país.

Até o momento, apenas 70 municípios não contam com os benefícios da fonte. A maior parte deles, segundo a própria ANEEL, encontra-se em localidades de difícil acesso, sobretudo na região Norte do país, como é o caso da região da Amazônia Legal.  

Esse é, inclusive, um dos motivos que fazem com que o Governo Federal se organize para levar sistemas de energia solar para estas regiões, por meio de programas sociais, como o Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia. 

Tais programas visam à democratização do acesso e uso da energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável. Os projetos atendem famílias de baixa renda ou beneficiárias de programas federais de desenvolvimento social, assentamentos rurais, comunidades indígenas e territórios quilombolas.

No mês passado, ambos os programas foram prorrogados até 2026 e 2030, após publicação de decreto no Diário Oficial da União. Anteriormente, as iniciativas estavam previstas para se encerrar ao final de 2022.

Estados com GD Solar

Ao todo, 13 estados e mais o DF já contam com sistemas solares no segmento de GD instalados em todos os seus municípios. Minas Gerais foi o último deles a atingir a marca. 

Na região Sudeste, apenas o estado de São Paulo ainda não conta com a solar instalada em todos os seus 645 municípios. Para atingir esses números faltam apenas quatro cidades. 

Nas região Sul e Centro-Oeste, os estados do Rio Grande do Sul, com 497 cidades, e de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 141 e 79, respectivamente, são as unidades federativas que, por enquanto, contam com sistemas de GD solar em todos os seus municípios. 

No Sul, faltam Paraná e Santa Catarina atingirem a marca, enquanto que no Centro-Oeste, apenas o estado de Goiás precisa “fazer a sua parte”. 

No Nordeste, apenas quatro dos nove estados da região ainda não têm energia solar distribuída em todos os seus municípios: Maranhão, Piauí, Paraíba e Sergipe. Em contrapartida, Ceará; Rio Grande do Norte; Pernambuco; Alagoas e Bahia já tem 100% de suas cidades com ao menos um sistema instalado. 

Na região Norte, apenas Rondônia e Tocantins têm todos os seus 52 e 139 municípios, respectivamente, com ao menos um sistema em telhados, fachadas e terrenos de pequeno e médio porte. Chama atenção, a situação do Amazonas, que tem apenas 34 de 62 cidades com energia solar no segmento de GD. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.