Brasil dobra potência instalada e atinge 14 GW em GD solar

Volume atual é duas vezes maior do que em outubro de 2021, apontam dados da ANEEL

A energia solar atingiu, nesta quarta-feira (19), a marca de 14 GW de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída no Brasil, segundo informações apuradas pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Trata-se de um volume que representa exatamente o dobro da potência acumulada no país em relação ao mesmo período do ano passado, quando o segmento, até então, havia acabado de bater a marca dos 7 GW, em outubro de 2021.

Atualmente, o Brasil contabiliza mais de 1,34 milhão sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição, que juntos trazem economia e sustentabilidade ambiental para mais de 1,71 milhão de unidades consumidoras.

A classe mais representativa é a residencial, com 6,7 GW, seguida pela comercial (4,1 GW), rural (1,9 GW) e industrial (948 MW). Ao todo, a fonte já está presente em mais de 98,9% dos municípios brasileiros (5.509 dos 5.570) e em todos os estados do país.

Somente em 2022, foram pouco mais de 491,6 mil conexões geradas e cerca de 4,68 GW de potência instalada, configurando o melhor ano da história do setor – superando os números do ano passado inteiro, que teve 442,8 mil sistemas instalados e 4,41 GW de potência.

Investimentos e empregos

Nos últimos dez anos, a energia solar contabilizou mais R$ 104,3 bilhões em novos investimentos e mais de 607 mil empregos criados em todas as regiões do Brasil, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Em outubro de 2021, o país somava R$ 52,4 bilhões em investimentos e 300 mil empregos criados pela fonte até outubro de 2021, o que significa dizer que os números praticamente dobraram em apenas um ano.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.