4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Caixa e ABSOLAR firmam parceria para ampliar crédito ao setor solar

Recursos e serviços visam viabilizar novos investimentos em geração própria a partir da fonte em todo o Brasil

Autor: 17 de outubro de 2022Parcerias
2 minutos de leitura
Caixa e ABSOLAR firmam parceria para ampliar crédito ao setor solar

Iniciativa também busca estimular a criação de mais empregos e renda para a população. Foto: Divulgação/Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal e ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) assinaram, nesta segunda-feira (17), uma parceria que prevê a ampliação da oferta de linhas de crédito para o setor fotovoltaico brasileiro.

Os recursos e serviços bancários disponibilizados visam viabilizar novos investimentos em geração própria a partir da fonte solar em todo território nacional. 

A iniciativa também busca estimular a criação de mais empregos e renda para a população, bem como o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio para empreendedores

O presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, destaca que, desde 2012, a geração própria de energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 73,9 bilhões em novos investimentos, gerando de mais de 405 mil empregos e proporcionando a arrecadação de mais de R$ 17,2 bilhões aos cofres públicos. 

“O avanço da energia solar no Brasil é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população”, disse ele. 

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil possui atualmente mais de 1,3 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para mais de 1,6 milhão de unidades consumidoras. 

A tecnologia solar fotovoltaica já está presente em mais de 99,8% mil municípios brasileiros: 5.508 dos 5.570. “A geração própria de energia solar representa um enorme potencial de geração de empregos e renda, atração de novos investimentos e apoio à sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas”, conclui Sauaia.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.