25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Canadian assina dois PPAs no Brasil e alcança marca histórica

Ao total, os projetos fotovoltaicos viabilizarão 862 MW de potência instalada

Autor: 24 de novembro de 2020Brasil
Canadian assina dois PPAs no Brasil e alcança marca histórica

A Canadian Solar anunciou que assinou um PPA (contrato de compra de energia) com o BTG Pactual, um dos maiores bancos de investimento da América Latina, e mais dois projetos por meio do leilão privado de Furnas. Ao total, as usinas fotovoltaicas somarão 862 MW de potência instalada.

Para o PPA de 12 anos com o BTG, a fabricante fornecerá cerca de 170 MWp para um projeto localizado em Minas Gerais. A construção irá começar em 2021 e a expectativa é que entre em operação comercial no final de 2022.

Já com a Furnas, os PPAs serão de 15 anos e somam 692 MWp. Uma das plantas estará localizada no Ceará e terá capacidade de 260 MWp. A segunda ficará no Piauí e terá capacidade de 432 MWp. Ambas começarão a ser construídas em 2022 e deverão entrar em operação comercial no final de 2023.

De acordo com a Canadian, as usinas solares irão usar módulos bifaciais da série 7 de alta potência de até 665 Wp.

“Estamos satisfeitos com a parceria com o BTG e Furnas para fornecer energia solar limpa aos consumidores brasileiros. Também estou orgulhoso do grande trabalho de nossa equipe na expansão de nossa posição de liderança no mercado de desenvolvimento de projetos solares no Brasil”, disse Shawn Qu, CEO da Canadian Solar.

Depois dos 274 MWp em PPAs corporativos que assinamos no início de junho, o volume de projetos garantidos neste PPA e leilão é o maior negociado em nossa história, e aumenta o nosso acúmulo de projetos fotovoltaicos a quase 2,2 GWp”, acrescentou Qu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.