Capacidade de solar instalada cresceu ao todo 239 GW mundialmente

Segundo estudo da Solar Power Europe, modelos híbridos de uso das tecnologias têm impulsionado o mercado
Canal Solar Capacidade de solar instalada cresceu ao todo 239 GW mundialmente
Previsão é que o ano de 2023 traga um boom no setor solar, podendo alcançar a um aumento de 341 GW. Foto: Freepik

ALEMANHA. Atualmente, a fotovoltaica representa dois terços de toda a capacidade de geração de eletricidade a partir de fontes renováveis instalada no ano passado.

Na conferência “Perspectivas Globais do Mercado de Energia Solar 2023-2027”, apresentada pela Solar Power Europe, a associação europeia de empresas do setor, foi comprovado que o mercado fotovoltaico atingiu números recordes, com um crescimento de 239 GW.

Fonte: Solar Power Europe

Era dos TW (terawatts)

No ano de 2022, a capacidade acumulada ultrapassou pela primeira vez a marca de 1 TW, mas o crescimento do mercado prevê uma expectativa de atingir a marca de 2 TW até 2025 e, até 2027, alcançar um total de 3 TW.

Alguns fatores são responsáveis pelo aceleramento do setor fotovoltaico, como o aumento da demanda por um fornecimento independente de energia com fontes renováveis, a flexibilidade e a capacidade de realização de projetos a baixos custos.

Líderes de crescimento do mercado fotovoltaico

Alguns países se destacaram na capacidade instalada, entre eles, a China está no topo com uma potência de 95 GW e um crescimento anual de 72%. Em seguida, os EUA (21,9 GW), Índia (17,4 GW) e Brasil (10,9 GW). No que diz respeito à Europa, Espanha (8,4 GW), Alemanha (7,4 GW), Polônia (4,5 GW) e Países Baixos (4,1 GW) estão na lista dos países com maior capacidade instalada.

Em um cenário global, o mercado europeu continua a liderar em número de instalações per capita. Com previsões positivas para o setor solar, a Europa vem trabalhando a expansão do setor através de políticas de melhoria na segurança energética, estabelecendo novas regulamentações que impulsionem a energia renovável descentralizada e digital na Europa.

Fonte: Solar Power Europe

Tecnologias e tendências

Modelos híbridos de uso das tecnologias têm impulsionado o mercado. Um exemplo disso é o uso da fotovoltaica em combinação com o armazenamento de energia e a mobilidade elétrica. O uso das instalações solares e eólicas também podem fornecer serviços de estabilização de rede indispensáveis.

A queda nos preços das instalações fotovoltaicas também têm sido um fator de peso no crescimento do setor. De acordo com um estudo recente do Instituto Fraunhofer para sistemas de energia solar, entre os anos de 2010 e 2020, os preços dos módulos fotovoltaicos caíram 90%.  Atualmente, os módulos padrões com células policristalinas e monocristalinas têm um preço médio de 0,26 euros por watt-pico.

Com custos mais baixos, os projetos fotovoltaicos têm se tornado cada vez mais acessíveis e possibilitado instalações mais modernas. A agrivoltaica é um exemplo que vem crescendo e sanando as necessidades do setor agrícola através da energia solar. Com o crescimento desse setor, a Itália tem buscado promover incentivos para as instalações agrivoltaicas.

Outro modelo que vem ganhado espaço com base na fotovoltaica é a flutuante, com sua alta eficiência graças ao efeito de resfriamento da evaporação da água, especialmente usada e recomendada para regiões onde o solo é escasso e a água é mais abundante.

Imagem de Daniele Haller
Daniele Haller
Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal