25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Carga de energia elétrica do país deve crescer 3,5% em 2024

Análise destaca como fatores positivos a menor pressão inflacionária e incentivos para investimentos em infraestrutura

Autor: 6 de dezembro de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Carga de energia elétrica do país deve crescer 3,5% em 2024

Imagem: Pixabay

A projeção para o crescimento da carga de energia elétrica no Brasil em 2024 é de 3,5%, alcançando 78.447 MW médios, conforme indicado por um novo estudo.

No período de 2024 a 2028, a taxa média de expansão da demanda no SIN (Sistema Interligado Nacional) é estimada em 3,2%. Essas estimativas já contemplam o impacto da geração distribuída e a integração de Roraima ao SIN em outubro de 2025.

Os dados foram divulgados na última terça-feira (5) e resultam de uma análise conjunta envolvendo a participação da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), do ONS (Operador Nacional do Sistema) e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

As previsões levam em consideração uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,0% em 2024, 2,2% em 2025, 2,3% em 2026, 2,5% em 2027 e 3,0% em 2028.

A análise destaca como fatores positivos relevantes a menor pressão inflacionária, possibilitando a redução da taxa Selic; o desempenho favorável do mercado de trabalho; políticas de estímulo à atividade econômica, como o Desenrola Brasil e o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); além do encaminhamento da reforma tributária, mesmo que ocorra de maneira menos intensa no horizonte temporal analisado.

Entretanto, as entidades identificam como riscos significativos para a concretização desse cenário questões relacionadas à geopolítica, à saúde pública, às mudanças climáticas, bem como à dinâmica inflacionária e ao encaminhamento das questões fiscais.

Veja a previsão de crescimento para cada submercado

PLAN-2024-2028.jpg

Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028

Clique aqui para acessar a íntegra do estudo.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.