Carros elétricos voadores podem operar no Brasil em 2025

Azul firma parceria para transportar passageiros entre os principais centros econômicos do país

Já imaginou uma frota de carros elétricos voadores operando no Brasil e transportando passageiros? É o que pode acontecer no país a partir de 2025. Isso porque a Azul anunciou, nesta semana, uma parceria com a empresa alemã Lilium para desenvolver aeronaves com tecnologia sustentável. O objetivo é aumentar a conectividade entre os aeroportos e diversos pontos comerciais e turísticos.

Segundo a fabricante, o avião, com zero emissão de carbono, consegue pousar e decolar na vertical e pode transportar até seis pessoas. O mesmo é movido por 36 motores elétricos, conseguindo voar a 3 mil metros de altitude. Ademais, pode alcançar cerca de 280 km/h de velocidade máxima, possuindo autonomia de aproximadamente 300 km. Como parte do acordo, a Lilium pretende vender 220 aeronaves para a companhia aérea operar em toda a rede por um valor agregado de até US$ 1 bilhão.

Ambas as companhias afirmaram que o projeto permanece sujeito à finalização dos termos comerciais e da documentação definitiva a respeito. O primeiro voo não tripulado aconteceu em 2017 e as operações estão planejadas para serem lançadas em 2024. “A Azul trouxe viagens aéreas convenientes e acessíveis para mercados carentes nas Américas e isso os torna um parceiro ideal para nós”, disse Daniel Wiegand, co-fundador e CEO da Lilium.

John Rodgerson, CEO da Azul, também comentou sobre a parceria e enfatizou que, assim como fizeram no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, estão ansiosos para trabalhar e criar um segmento totalmente novo nos próximos anos. Já para Henri Courpron, fundador e presidente da Plane View Partners LLC, nomeado para o Conselho de Administração da Lilium NV, “a aviação livre de emissões não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’”.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.