Já imaginou uma frota de carros elétricos voadores operando no Brasil e transportando passageiros? É o que pode acontecer no país a partir de 2025.
Isso porque a Azul anunciou, nesta semana, uma parceria com a empresa alemã Lilium para desenvolver aeronaves com tecnologia sustentável. O objetivo é aumentar a conectividade entre os aeroportos e diversos pontos comerciais e turísticos.
Segundo a fabricante, o avião, com zero emissão de carbono, consegue pousar e decolar na vertical e pode transportar até seis pessoas. O mesmo é movido por 36 motores elétricos, conseguindo voar a 3 mil metros de altitude.
Ademais, pode alcançar cerca de 280 km/h de velocidade máxima, possuindo autonomia de aproximadamente 300 km. Como parte do acordo, a Lilium pretende vender 220 aeronaves para a companhia aérea operar em toda a rede por um valor agregado de até US$ 1 bilhão.
Ambas as companhias afirmaram que o projeto permanece sujeito à finalização dos termos comerciais e da documentação definitiva a respeito. O primeiro voo não tripulado aconteceu em 2017 e as operações estão planejadas para serem lançadas em 2024.
“A Azul trouxe viagens aéreas convenientes e acessíveis para mercados carentes nas Américas e isso os torna um parceiro ideal para nós”, disse Daniel Wiegand, co-fundador e CEO da Lilium.
John Rodgerson, CEO da Azul, também comentou sobre a parceria e enfatizou que, assim como fizeram no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, estão ansiosos para trabalhar e criar um segmento totalmente novo nos próximos anos.
Já para Henri Courpron, fundador e presidente da Plane View Partners LLC, nomeado para o Conselho de Administração da Lilium NV, “a aviação livre de emissões não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’”.