21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Carros elétricos voadores podem operar no Brasil em 2025

Azul firma parceria para transportar passageiros entre os principais centros econômicos do país

Autor: 6 de agosto de 2021Veículos elétricos
2 minutos de leitura
Carros elétricos voadores podem operar no Brasil em 2025

Já imaginou uma frota de carros elétricos voadores operando no Brasil e transportando passageiros? É o que pode acontecer no país a partir de 2025. 

Isso porque a Azul anunciou, nesta semana, uma parceria com a empresa alemã Lilium para desenvolver aeronaves com tecnologia sustentável. O objetivo é aumentar a conectividade entre os aeroportos e diversos pontos comerciais e turísticos.

Segundo a fabricante, o avião, com zero emissão de carbono, consegue pousar e decolar na vertical e pode transportar até seis pessoas. O mesmo é movido por 36 motores elétricos, conseguindo voar a 3 mil metros de altitude.

Ademais, pode alcançar cerca de 280 km/h de velocidade máxima, possuindo autonomia de aproximadamente 300 km. Como parte do acordo, a Lilium pretende vender 220 aeronaves para a companhia aérea operar em toda a rede por um valor agregado de até US$ 1 bilhão.

Ambas as companhias afirmaram que o projeto permanece sujeito à finalização dos termos comerciais e da documentação definitiva a respeito. O primeiro voo não tripulado aconteceu em 2017 e as operações estão planejadas para serem lançadas em 2024.

“A Azul trouxe viagens aéreas convenientes e acessíveis para mercados carentes nas Américas e isso os torna um parceiro ideal para nós”, disse Daniel Wiegand, co-fundador e CEO da Lilium.

John Rodgerson, CEO da Azul, também comentou sobre a parceria e enfatizou que, assim como fizeram no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, estão ansiosos para trabalhar e criar um segmento totalmente novo nos próximos anos.

Já para Henri Courpron, fundador e presidente da Plane View Partners LLC, nomeado para o Conselho de Administração da Lilium NV, “a aviação livre de emissões não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’”.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.