Cemig inaugura usina solar de 85 MW no interior de Minas Gerais

Companhia informou que também já se prepara para entregar, nos próximos meses, outro projeto de 70 MW no Estado 
1 min 31 seg de leitura
Canal Solar - Cemig inaugura usina solar de 85 MW no interior de Minas Gerais
Nova usina conta 153,6 mil painéis solares montados sobre 2.560 trackers. Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), em parceira com o Governo de Minas, inaugurou uma usina de energia solar de 85 MW de capacidade instalada no interior do Estado. 

A UFV Advogado Eduardo Soares, localizada em Montes Claros (MG), é o maior projeto de geração fotovoltaica centralizada da companhia e possui energia para abastecer 75% do consumo anual dos clientes residenciais da empresa no município. 

O empreendimento é uma retomada da Cemig à construção de usinas solares de grande porte. O valor do investimento na nova unidade é de R$ 460 milhões. “A implantação está alinhada com o nosso planejamento estratégico de fortalecer a atuação no segmento de energias renováveis”, afirmou Marco Soligo, vice-presidente de Geração e Transmissão da Cemig. 

Números do empreendimento

Ao todo, a nova usina solar da Cemig ocupa uma área de 250 hectares e conta com 285 inversores e 153,6 mil painéis solares montados sobre 2.560 estruturas móveis (trackers), que acompanham o movimento do sol para otimizar a geração de energia. 

Além do parque de geração fotovoltaica, o projeto envolveu a construção de duas subestações na região Norte de Minas Gerais. O empreendimento foi construído em Montes Claros devido à alta irradiância solar, segundo a empresa.

Outro projeto a caminho

Após a inauguração da UFV Advogado Eduardo Soares, em Montes Claros, a Cemig se prepara para entregar, nos próximos meses, mais um projeto de energia solar em São Gonçalo do Abaeté, na região Noroeste do Estado

Composta por sete unidades de 10 MW cada, a estrutura terá capacidade instalada de 70 MW (cerca de 87 MWp) e energia suficiente para abastecer cerca de 95% do consumo anual dos clientes residenciais de Divinópolis, por exemplo. O investimento total será de R$ 390 milhões. 

Inversão de fluxo: como utilizar o fast track para mitigar reprovas?

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.