14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Chave seccionadora ou disjuntor: Qual escolher?

A maior das diferenças, é o custo-benefício, além da amplitude da usabilidade no mercado FV destes dois equipamentos

Autor: 9 de dezembro de 2022Artigo do fabricante
3 minutos de leitura

No tocante à aquisição de uma string box, a chave seccionadora e o disjuntor são equipamentos similares que podem trazer uma grande confusão quanto às suas vantagens e diferenças operacionais. Para se informar melhor sobre a funcionalidade desses dois dispositivos, acompanhe o texto abaixo.

Chave Seccionadora

Como o próprio nome sugere, a função principal da chave seccionadora é a de seccionar e isolar o circuito.

A função seccionadora serve para desenergizar as seções de um circuito, mantendo a carga em um nível razoável para que possa haver o manuseio do equipamento sem colocar em risco a segurança do operador.

Além disso, a chave seccionadora é usada para interromper o fluxo de energia, fechando o circuito. Dessa forma, o sistema é desligado para garantir uma manutenção segura.

Disjuntor

Os disjuntores, apesar de terem suas funções seccionadoras, são os protetores termomagnéticos do sistema.

Eles funcionam por meio da ligação entre uma chapa bimetálica com uma bobina elétrica. A corrente carrega essa bobina que, por sua vez, aquece a chapa e a deforma.

Essa deformação, no entanto, tem um limite. Caso a corrente exceda esse limite em um surto, a força irá deformar a chapa bimetálica de tal maneira que o sistema será definitivamente interrompido, impedindo danos e permitindo que a manutenção seja efetuada.

A desvantagem do disjuntor é que seu principal objetivo, que é de proteção, acaba ficando obsoleto devido à baixa alteração de corrente nominal (In) e corrente de curto circuito (Icc) no sistema.

Essa baixa alteração não é detectada pelo disjuntor — por consequência, o mesmo não desarma em caso de curto circuito.

Sendo assim, ele acaba sendo utilizado apenas para interrupção do sistema.

Chave seccionadora ou disjuntor: Qual escolher?

Foto: Reprodução/Proauto

Qual é a diferença?

A primeira diferença entre os dois dispositivos é o nível de autonomia que eles permitem.

A chave seccionadora possibilita que haja um seccionamento manual da carga de forma segura e com uma vida útil maior, enquanto o disjuntor mais funciona como um dispositivo de interrupção, porém com uma vida útil menor e componentes mais suscetíveis a apresentar falhas.

A maior das diferenças, no entanto, é o custo-benefício, além da amplitude da usabilidade no mercado FV mundial de fabricantes de inversores, string box e soluções de proteção.
A chave seccionadora usufrui de um maior benefício em confiabilidade e segurança técnica em comparação aos disjuntores CC.

Chave seccionadora ou disjuntor: Qual escolher?

Foto: Reprodução/Proauto

Chave seccionadora e Disjuntor: Onde posso encontrar?

A subdivisão Solar da Proauto Electric coloca-se à disposição para solucionar quaisquer dúvidas que seguirem não resolvidas após a leitura desse artigo.

Caso os produtos descritos no texto sejam interessantes a você ou à sua empresa, sinta-se livre para contatar nossos profissionais. Estamos abertos para discutir orçamentos e planos de montagem.
Clique aqui e entre em contato conosco!

 

mm

Proauto Solar

Fabricante de soluções fotovoltaicas.

2 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.