28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,84GW

Cidades natalinas registram crescimento em GD solar

Municípios que carregam o nome do feriado religioso em suas origens contabilizam recordes em 2021

Autor: 22 de dezembro de 2021dezembro 27th, 2021Brasil
Cidades natalinas registram crescimento em GD solar

GD solar atingiu a marca de 8 GW de potência instalada no Brasil. Foto: Envato Elements

O Natal – a festividade do ano em que se celebra, na tradição cristã, o nascimento de Jesus Cristo – chegou e, mais uma vez, promete reunir milhões de famílias ao redor do mundo.

No Brasil, a celebração é uma das mais tradicionais, ao ponto de alguns municípios carregarem em suas próprias origens a influência da data.

É o caso de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e dos pequenos municípios de Natalândia e Feliz Natal, no interior de Minas Gerais e Mato Grosso, respectivamente.

Nessas cidades, assim como em todo o país, a expansão da geração solar distribuída também vem crescendo de maneira exponencial, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Em Natal, a potência instalada fotovoltaica praticamente dobrou neste ano: de 19,7 MW para mais de 38,2 MW, entre 1º de janeiro e 22 de dezembro.

O município também soma mais 3,41 mil sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos e médios terrenos, dos quais pouco mais de 2 mil foram instalados só em 2021.

A metrópole também é, atualmente, a quarta cidade nordestina com maior volume de potência solar acoplada à rede, ficando atrás somente de Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Petrolina (PE), que contabilizam 71,7 MW; 70,9 MW e 39,2 MW, respectivamente.

Leia também: Governo do RN vai instalar usinas solares em escolas da rede estadual

Já o município de Natalândia, com menos de 3,4 mil habitantes, há dois anos nem sabia o que era ter um sistema solar. As primeiras duas usinas em GD só foram instaladas no final de 2019.

De lá para cá, foram mais dois projetos implantados em 2020 e outros sete em 2021, o suficiente para fazer com que a pequena localidade mineira atingisse, há poucas semanas, o seu primeiro MW instalado.

Em Feliz Natal, o clima também é de comemoração quando o assunto é GD solar. Em outubro, a pequena cidade matogrossense, de 13,5 mil habitantes, ultrapassou a marca dos 100 sistemas instalados.

Atualmente, o número já está em 102 unidades – um aumento de mais de 100% em relação aos 50 sistemas fotovoltaicos que havia na cidade em janeiro deste ano.

Ao todo, a localidade já conta com 2,2 MW instalados, dos quais quase metade (45,1%) são de instalações localizadas em propriedades rurais do município.

Em termos gerais, a GD solar no Brasil atingiu a marca de 8 GW de potência instalada, com mais de 720 mil sistemas conectados à rede e instalados em residências, indústrias, comércios, prédios públicos, propriedades rurais e empresas de serviços. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.