[gtranslate]

Cinema movido a energia solar e banco de baterias chega ao interior de SP 

Sistema fotovoltaico conta com seis baterias que garantem 20 horas de autonomia para exibição dos filmes 
Cinesolar traz proposta de cinema sustentável.
CineSolar traz proposta de cinema sustentável. Foto: CineSolar/Divulgação

A magia do cinema movido por energia solar aos poucos começa a se tornar uma realidade no Brasil.

Neste sábado (5), o município de Monte Alegre do Sul (SP) receberá duas sessões do projeto CineSolar, o primeiro cinema itinerante do país movido a energia limpa.

O evento conta com entrada gratuita e está marcado para acontecer às 19h, na Praça Bom Jesus, com a exibição dos filmes “O Lobisomem de Pedra de Fogo” e “Mogli: O Menino Lobo”. 

Devido às restrições impostas pela pandemia, as sessões seguirão todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com a disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre as cadeiras e a obrigatoriedade do uso de máscaras. 

Ao todo, o sistema fotovoltaico utilizado para exibição dos filmes conta com 6 painéis solares da Canadian Solar, de 230 W, além de 2 controladores de carga e um inversor de 12 V da Xantrex. 

O equipamento também possui 6 baterias, de 240 Ah que armazenam até 20 kWh, ou seja, 20 horas de autonomia para o sistema (projetor e amplificador), que tem potência média de 1 kW. 

CineSolar

Lançado em 2013, o CineSolar é um projeto itinerante que promove arte e sustentabilidade, levando o cinema para comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

Ao todo, o projeto já realizou cerca de mil sessões, com exibição de mais de 150 filmes, entre longas-metragens e curtas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. 

Além disso, também já foram ministradas pelo projeto mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica. 

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio de grandes entidades, como a CPFL Energia. O projeto foi desenvolvido totalmente em parceria com a Sices Solar, o que não gerou custos ao CineSolar.

Sistema FV conta com 6 painéis solares da Canadian Solar, de 230 W. Foto: Cinesolar/Divulgação
Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.