A magia do cinema movido por energia solar aos poucos começa a se tornar uma realidade no Brasil.
Neste sábado (5), o município de Monte Alegre do Sul (SP) receberá duas sessões do projeto CineSolar, o primeiro cinema itinerante do país movido a energia limpa.
O evento conta com entrada gratuita e está marcado para acontecer às 19h, na Praça Bom Jesus, com a exibição dos filmes “O Lobisomem de Pedra de Fogo” e “Mogli: O Menino Lobo”.
Devido às restrições impostas pela pandemia, as sessões seguirão todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com a disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre as cadeiras e a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Ao todo, o sistema fotovoltaico utilizado para exibição dos filmes conta com 6 painéis solares da Canadian Solar, de 230 W, além de 2 controladores de carga e um inversor de 12 V da Xantrex.
O equipamento também possui 6 baterias, de 240 Ah que armazenam até 20 kWh, ou seja, 20 horas de autonomia para o sistema (projetor e amplificador), que tem potência média de 1 kW.
CineSolar
Lançado em 2013, o CineSolar é um projeto itinerante que promove arte e sustentabilidade, levando o cinema para comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.
Ao todo, o projeto já realizou cerca de mil sessões, com exibição de mais de 150 filmes, entre longas-metragens e curtas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas.
Além disso, também já foram ministradas pelo projeto mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.
O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio de grandes entidades, como a CPFL Energia. O projeto foi desenvolvido totalmente em parceria com a Sices Solar, o que não gerou custos ao CineSolar.