[gtranslate]

Competição de barcos estimula interesse de estudantes por energia solar

Desafio Solar Brasil, um projeto de extensão da UFRJ, reúne centenas de estudantes em todas as edições há mais de uma década
Competição de barcos FV estimula interesse de estudantes por energia solar
Nesta edição, serão 15 equipes competindo para ver qual embarcação solar é a melhor. Foto: DSB/Arquivo

Energia solar e corrida de barcos são dois assuntos que para quase todo mundo não possuem a menor relação. No entanto, um projeto que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes renováveis entre jovens mostra exatamente o contrário.

Entre os dias 16 e 22 de março, o DSB (Desafio Solar Brasil) chega para mais uma edição de competição de barcos movidos a energia solar, na enseada de São Francisco, em Niterói (RJ).

O projeto de extensão da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com a Prefeitura de Niterói, reúne todos os anos centenas de estudantes, técnicos e professores em equipes de todo o país, com o objetivo de colocar em prática seus protótipos de embarcações movidas a energia solar. 

Nesta edição, serão 15 equipes competindo para descobrir qual embarcação tem o melhor desempenho e quais times tem a melhor estratégia e domínio sobre a montagem e construção dos barcos fotovoltaicos.

A competição prevê uma prova pela manhã e uma prova no período da tarde durante todos os dias da semana. O público poderá conhecer de perto as embarcações, além de participar de atividades de extensão, palestras e exposição de vídeos que ocorrerão em paralelo com as provas.

Em entrevista ao Canal Solar, Ricardo Bogéa, coordenação de operações do DSB, comentou que o projeto existe desde 2009 e que foi inspirado em eventos que acontecem fora do Brasil há mais tempo, como na Holanda. 

“O nosso objetivo é provocar os alunos, juntamente com os seus professores e técnicos, para prepararem as embarcações, desde a construção até o processo de confecção com as placas solares. É uma forma de motivar os alunos para estarem se especializando e se conscientizando sobre a importância da questão ambiental”, disse ele.

Estudantes se mantém focados durante o evento. Foto: DBS/Arquivo

Bogéa explicou também que o DSB trabalha com os mais variados tipos de alunos, que vão desde o ensino médio técnico ou militar até os estudantes de pós-graduação. “Estimulamos também a escrita de artigos científicos e pesquisas, o que fomenta muito eles a até fazerem dissertações sobre o tema de energia solar”, destacou.

Barco campeão participa pela 4ª vez do DSB

Um dos barcos movidos a energia solar que está sendo finalizado para participar do evento é o de um grupo de estudantes da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), que vai participar, pela quarta vez, do DSB.

A equipe conta com cerca de 70 pessoas envolvidas na criação do produto, que faz parte do projeto de extensão do Centro Tecnológico da Ufes, chamado de Projeto Solares. O grupo de alunos participa dessa competição desde 2017, tendo conquistado uma vez o primeiro lugar no ano seguinte, em 2018. 

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.