O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) está recebendo, até o dia 25 de abril, contribuições da sociedade para o plano de trabalho do GT Cortes de Geração. O objetivo do GT é estudar estratégias para mitigar o impacto do curtailment sobre os geradores de energia renovável, com foco especial nas fontes solar e eólica.
Entre as medidas propostas, destaca-se a solicitação ao ONS (Operador Nacional do Sistema) para que apresente, até junho, critérios operacionais diferenciados para o SIN (Sistema Interligado Nacional). A intenção é desenvolver alternativas que aumentem o aproveitamento da geração renovável, especialmente na região Nordeste.
Na última reunião extraordinária do CMSE, foi ressaltada a importância de o ONS aprimorar os SEPs (Sistemas Especiais de Proteção). Esse aperfeiçoamento tem como objetivo ampliar os limites de intercâmbio de energia elétrica entre os subsistemas Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.
Além disso, o CMSE reconheceu o caráter estratégico de monitorar de forma diferenciada os empreendimentos de transmissão com outorga, que possam expandir os limites de intercâmbio energético entre os subsistemas mencionados.
Acesse a íntegra do plano de trabalho clicando aqui. Contribuições podem ser enviadas para o e-mail: snee@mme.gov.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.