Conheça os detalhes da primeira usina solar flutuante da Itaipu Binacional

Projeto piloto no lado paraguaio do reservatório contará com 1500 mil painéis solares de 705 W, totalizando 1 MWp
Conheça os detalhes da primeira usina solar flutuante da Itaipu Binacional Conheça os detalhes da primeira usina solar flutuante da Itaipu Binacional Conheça os detalhes da primeira usina solar flutuante da Itaipu Binacional
Foto: Canva

Conforme noticiado pelo Canal Solar, a Itaipu Binacional iniciou a instalação de sua primeira usina solar flutuante no lado paraguaio do reservatório. O projeto ocupará uma área de quase 10 mil m² e contará com cerca de 1500 painéis solares, totalizando 1 MWp – energia suficiente para abastecer cerca de 650 casas.

O empreendimento será executado pelo consórcio binacional Sunlution-Luxacril, vencedor da licitação, e terá prazo de 150 dias para conclusão, além de 180 dias adicionais para assistência técnica, treinamento e aceitação final.

Em entrevista exclusiva ao Canal Solar, Rogério Meneghetti, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, explicou os detalhes do projeto.

O executivo destacou que a usina utilizará 86 poitas de concreto, com peso total estimado em 430 toneladas, para ancorar a estrutura flutuante no reservatório. Os cabos de aço conectam os flutuadores às poitas, garantindo a estabilidade mesmo sob ação de ventos e variações de nível da água.

O sistema contará também com módulos fotovoltaicos da JA Solar de 705 Wp cada (modelo JAM66D46-705/LB). A conversão da energia será feita por inversores Huawei SUN2000-330KTL-H1, reconhecidos por sua eficiência e confiabilidade em grandes plantas fotovoltaicas.

Os flutuadores serão do modelo Hydrelio, fornecidos pela empresa francesa Ciel et Terre, especializada em soluções para usinas solares flutuantes. Já a conexão elétrica será feita por meio de um ramal da Subestação MD de Itaipu, permitindo o uso direto da energia gerada para alimentação de cargas internas da própria usina.

Para facilitar a manutenção e o monitoramento, Meneghetti disse que será instalada uma passarela de acesso entre o solo e a plataforma flutuante, permitindo visitas periódicas com segurança e menor impacto logístico.

Por se tratar de uma instalação em área sensível e estratégica do reservatório, o projeto ainda está em análise para licenciamento ambiental, com diversos estudos em andamento. Entre os critérios que serão monitorados estão:

  • Índice de estado trófico da água
  • Índice CCME (qualidade da água);
  • Abundância e diversidade de espécies aquáticas;
  • Presença de espécies não nativas;
  • Atividade reprodutiva dos peixes;
  • Impacto na turbidez e oxigenação;

Esses parâmetros visam avaliar o impacto da usina flutuante sobre o ecossistema aquático da região e orientar futuras expansões ou ajustes na tecnologia empregada.

Meneghetti disse ainda que a iniciativa engloba também o desenvolvimento de um projeto de pesquisa com o Itaipu Parquetec e Parque Tecnológico Itaipu – PY, inclusive com bolsas para universidades.

Essa pesquisa seria para avaliar a comparação de geração entre a usina flutuante e outras usinas solares em solo, análises de modelos de negócio para as legislações brasileira e paraguaia, avaliação de impactos na rede interna de energia da Itaipu (se houver) e simulações para eventual expansão da usina flutuante e inclusão de sistemas de bateria.

Além disso, o superintendente revelou que o projeto se baseou em referências como a Nota Técnica da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas) sobre sistemas solares flutuantes, ampliando o corpo de conhecimento nacional sobre essa alternativa promissora para diversificação da matriz energética.

 

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.