Consumo de eletricidade em junho cai 1,4% na comparação interanual

​Esta é a terceira queda mensal consecutiva. Entre as classes de consumo, só a industrial consumiu mais
Canal Solar - Consumo de eletricidade em junho cai 1,4% na comparação interanual
O mercado livre respondeu por 45,9% do consumo nacional de energia elétrica em junho de 2025. Foto: Freepik

Segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo nacional de energia elétrica foi de 44.972 GWh em junho de 2025, queda de 1,4% comparado a junho de 2024. É a terceira queda mensal consecutiva no consumo nacional.

Somente a classe industrial teve alta no consumo, com taxa interanual de 0,7% em junho de 2025. As classes residencial (-0,8%), comercial (-4,4%) e outros (-4,1%) apresentaram retração no consumo.

Regionalmente, o Norte (+3,0%) se destacou. Nordeste (+0,6%) e Sul (+0,5%) também consumiram mais, enquanto o Sudeste (-3,8%) e o Centro-Oeste (-0,3%) foram responsáveis pela contração do consumo. Destaca-se a alta na região Sul devido à baixa base comparativa com junho de 2024, quando o Rio Grande do Sul teve seu consumo afetado pelas enchentes no estado.

Já o consumo nacional acumulado nos últimos 12 meses foi de 562.943 GWh, alta de 2,1% na comparação com igual período do ano anterior.

Quanto ao ambiente de contratação, o mercado livre, com 20.639 GWh, respondeu por 45,9% do consumo nacional de energia elétrica em junho de 2025, com crescimentos de 6,5% no consumo e de 52,8% no número de consumidores, na comparação com junho de 2024.

O Nordeste e o Sul foram as regiões que mais expandiram o consumo (+11,2%), enquanto o Centro-Oeste teve o maior aumento no número de consumidores livres (+76,2%).

Já o mercado regulado das distribuidoras, com 24.332 GWh, que respondeu por 54,1% do consumo nacional, teve queda no consumo de 7,3% e aumento no número de consumidores de 1,6% em junho de 2025. 

No mercado regulado, o Norte registrou a menor retração do consumo (-0,3%) entre as regiões, enquanto a região Sul teve o maior aumento no número de consumidores cativos (+2,5%).

Conforme a EPE, o movimento de migração de consumidores cativos para o mercado livre permanece intenso após abertura para todos os consumidores do grupo A (alta tensão) em janeiro de 2024, estabelecida na portaria do MME (Ministério de Minas e Energia) nº 50/2022.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.