A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) promoveram um seminário de Capacitação em Transição Energética na sede da Finep, no Rio de Janeiro (RJ), que contou com a apresentação de estudos da EPE relevantes para a transição energética.
Para Thiago Ivanoski, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, “Tecnologia, inovação, energia – precisamos ter isso cada vez mais integrado para conseguirmos caminhar, produzir mais, subir degraus mais altos. Já usamos dados da Finep para fins de monitoramento e avaliação de inovação, de pesquisa e desenvolvimento”.
De acordo com Thiago Prado, presidente da EPE, “é impossível pensar em transição energética sem pensar em inovação e desenvolvimento tecnológico. Parte desse desafio de olhar para 2055 é não abrir mão de nenhuma tecnologia, porque não sabemos qual vai se deslindar, desabrochar e talvez seja a tecnologia dominante e que alavanque esse processo de transição”.
Confira o estudo:
Durante o seminário foi apresentada a “Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis: Ano 2023″ e os cadernos executivos “Combustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil – Perspectivas Futuras”, “Captura, armazenamento e utilização de carbono no Brasil: Contribuições para a seleção de áreas de interesse” e “O Papel do Setor de Petróleo e Gás Natural na Transição Energética”, todos publicados em 2024.
A Análise de Conjuntura sintetiza os eventos mais relevantes ocorridos no mercado de combustíveis renováveis em seu ano-base, analisando indicadores técnico-econômicos do etanol, do biodiesel e da bioeletricidade, assim como aspectos ligados ao mercado internacional de biocombustíveis, às emissões de gases de efeito estufa evitadas pela utilização dessas fontes renováveis e à Política Nacional de Biocombustíveis.
Já caderno sobre SAF, tem como objetivo consolidar informações relevantes acerca destes combustíveis, apresentando as rotas de produção já aprovadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), além de comparar os principais aspectos dessas rotas e delinear trajetórias de produção no Brasil, visando atender os programas de redução de emissões de gases de efeito estufa na aviação civil.
Em seguida, foi apresentado o caderno “Captura, armazenamento e utilização de carbono no Brasil: Contribuições para a seleção de áreas de interesse”, que mapeia o potencial qualitativo de cada área do território nacional para o desenvolvimento de projetos de armazenamento geológico de carbono no Brasil.
Por fim, apresentaram o estudo “O Papel do Setor de Petróleo e Gás Natural na Transição Energética”, com considerações sobre o papel desse setor para a construção de uma transição justa, inclusiva e equilibrada.
O estudo completo pode ser conferido clicando aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.