Conta de luz acumula alta de 16% e deve subir 8% em 2026

Estudo da TR Soluções aponta que reajustes deverão ser mais intensos nas regiões Sul e Sudeste
Canal Solar - Conta de luz acumula alta de 16% em 2025 e deve subir mais 8% em 2026
Foto: Freepik

Os brasileiros estão pagando cada vez mais caro na conta de luz — e o cenário deve continuar pressionando o bolso dos consumidores em 2026.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as tarifas residenciais de energia elétrica acumulam alta de 16,42% entre janeiro e setembro de 2025, tornando-se um dos principais itens de impacto na inflação do país.

Agora, um estudo da TR Soluções, empresa especializada em cálculos tarifários, projeta um reajuste médio adicional de 8% nas contas de luz em 2026, considerando a média ponderada das 51 distribuidoras de energia elétrica do país — sem incluir impostos nem bandeiras tarifárias.

Segundo a consultoria, as maiores altas devem ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, com cerca de 9,5%, enquanto o Nordeste deve registrar aumento mais moderado, de 4,4%.

Entre os principais fatores de pressão estão os efeitos da Lei nº 15.235/2025, que foi sancionada na última quarta-feira (8) e ampliou o alcance da TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), elevando os custos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) ao garantir gratuidade no consumo de até 80 kWh por mês para famílias em situação de vulnerabilidade.

O benefício passou a ser concedido automaticamente para famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de comunidades indígenas e quilombolas.

Outro ponto de atenção é o aumento da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), que deve subir cerca de R$ 10/MWh devido à mudança no tratamento da energia proveniente das usinas Angra 1 e 2 — custo que, a partir de agora, será rateado entre todos os consumidores.

Conta de luz sobe 177% em 15 anos e fica 45% acima da inflação

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.