Por que contratar uma consultoria especializada para projetos FV?

Engenheiro Geraldo Silveira, responsável pela CS Consultoria, elenca os motivos que levam investidores a contratar esse tipo de serviço
Por que contratar uma consultoria especializada para projetos FV
Serviços de consultoria têm se tornado cada vez mais comum no mercado fotovoltaico nacional. Foto: Freepik

Prejuízos financeiros, perda de credibilidade no mercado e acidentes causados por falhas que, muitas vezes, podem passar despercebidas no momento da instalação de uma usina fotovoltaica.  

Essas são apenas algumas das principais dores que muitos investidores, integradores e demais empresas que atuam no setor solar já sentiram na pele por não terem contratado um serviço especializado de consultoria para validação de seus projetos. 

Tais atendimentos exclusivos têm se tornado algo cada vez mais comum no mercado nacional, em razão do crescimento da fonte e da grande competitividade que se tem nos dias de hoje. 

Preocupados em entregar um serviço de qualidade e que atenda às necessidades de seus clientes, muitos empresários estão procurando aumentar sua credibilidade, seu número de indicações e seus ganhos com futuros negócios investindo, justamente, nos serviços de consultoria. 

Isso porque tais companhias, por estarem embasadas por um corpo técnico especializado, acabam exercendo um papel importantíssimo para validar os projetos e realizar serviços de consultoria especializados que irão garantir o bom funcionamento de uma usina solar e garantir a satisfação e o faturamento dos clientes da empresa contratante

Tais serviços oferecidos pelas consultorias variam desde validar se todo projeto foi desenvolvido conforme as normas regulatórias e boas práticas de engenharia até mesmo descobrindo e corrigindo problemas em plantas que foram colocadas em operação. 

Uma das empresas que realiza esse tipo de serviço no mercado é a CS Consultoria, do Grupo Canal Solar. A companhia conta com mais de 25 clientes em seu portfólio para os mais diversos tipos de atendimento, como:

  • Engenharia do Proprietário;
  • Análise de Causa Raiz de Falhas;
  • Análise e Certificação de Projetos;
  • Análise e Validação de PR;
  • Comissionamento de Categoria I (Frio) e Categoria II (Quente);
  • Perícia Técnica;
  • Projetos de P&D com Universidades;
  • Teste de Eletroluminescência;
  • Verificação periódica de Ativos de Geração;
  • Valuation e Due Diligence de Usinas FV.

Geraldo Silveira, engenheiro responsável técnico e gerente de Engenharia da CS Consultoria, explica que a empresa foi criada diante da própria necessidade do mercado para alguns serviços que careciam de um atendimento especializado. 

“Poucos sabem mas o Canal Solar se iniciou como uma empresa de consultoria técnica, mas na época, existiam poucos projetos, a maioria de P&D, inclusive. Diante disso, a forma que a empresa encontrou para realizar o seu propósito no mercado foi atuar como um canal de notícias e cursos para quem queria se aprofundar no setor de energia solar”, disse o profissional.

“Então, como já explorávamos esses assuntos nos nossos treinamentos, decidimos aproveitar da nossa expertise para atender às lacunas do mercado, oferecendo um serviço especializado e que trouxesse mais confiabilidade nos ativos dos nossos clientes”, ressaltou ele.

Geraldo Silveira, engenheiro da CS Consultoria. Foto: Canal Solar 

Ao todo, a CS Consultoria foi responsável por mais de 2,16 GW em serviços prestados para usinas fotovoltaicas de médio e grande porte,  espalhadas por mais de 20 estados brasileiros, em todas as regiões do país.

Destes, mais de 780 MW prestados em serviços de comissionamento. Segundo Silveira, um dos serviços com maiores demandas de clientes é o de ensaios de comissionamento e nesse, vários problemas são encontrados nas rotinas diárias. 

Entre os problemas mais comuns já encontrados pela companhia em comissionamentos de usinas solares estão questões como: 

  • Vegetação alta, causando pontos quentes nos módulos fotovoltaicos em operação e prejudicando a geração;
  • Sujidade nos módulos, também causando pontos quentes e prejudicando a geração;
  • Eletrodutos e quadros sem vedação, facilitando a entrada de insetos e animais peçonhentos que podem gerar curto-circuitos;
  • Defeitos operacionais em trackers;
  • Conexões frouxas que causam pontos quentes e em vários casos já foram identificados incêndios relacionados a problemas nessas conexões; 
  • Instalação dos inversores divergente das recomendações dos fabricantes, impactando na eficiência e segurança operacional dos mesmos;
  • Diversidade de tipos de MC4, que altera as ferramentas que fazem a desconexão dos mesmos (falta padronização) e causa problemas nas conexões;
  • Utilização de clamps e peças estruturais em desacordo com as recomendações dos fabricantes de módulos fotovoltaicos;
  • Falta de um sistema de aterramento eficaz e projetado de maneira correta;

De acordo com Silveira, muitos desses problemas são facilmente detectados com uma consultoria especializada. 

“Muitas vezes a usina está até segura para operação, mas algumas perdas de geração não estão sendo identificadas por se tratar, por exemplo, de usinas com até centenas de MW. Porém, no acumulado de um ano pode representar uma perda significativa no faturamento”, exemplificou. 

“Quantas strings tem uma usina solar de 5, 10 ou até 200 MW? São muitas! Então, por causa de algumas  perdas que a empresa não identifica logo no início,  o rendimento da usina cai, o que pode representar uma perda significativa no faturamento no acumulado”, destacou. 

Profissional realizando comissionamento de categoria I. Foto: CS Consultoria 

Segundo Silveira, o preço que se paga por um serviço de consultoria é irrisório perto do valor do investimento no empreendimento e do risco de se ter uma operação insegura da usina, que pode acarretar em um prejuízo grande se há a queima ou avaria de um elo importante do sistema. 

Também as perdas de geração podem ser significativas se não há um serviço de engenharia de proprietário adequado e um correto comissionamento da planta fotovoltaica, seja ela de geração distribuída ou centralizada.  

“A usina tem que ter um rigoroso processo de acompanhamento desde a etapa de planejamento e projeto, com uma engenharia de proprietário adequada, um comissionamento adequado e por fim um eficiente trabalho de O&M”, comentou.

“O monitoramento constante do sistema fotovoltaico é muito importante para a operação segura e também para atendimento às expectativas de geração do empreendimento”, finalizou Silveira. 

A CS Consultoria e Serviços oferece serviços especializados para integradores, investidores e demais companhias que trabalham com projetos de energias renováveis, mais detalhes dos seus serviços podem ser encontrados clicando aqui. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal