A cooperação entre Brasil e Espanha vem ganhando maior relevância, em especial no que se refere a impactos promissores para o setor de energia. Há indicação de oportunidades de investimento em geração, tecnologias de armazenamento e projetos que podem aumentar a flexibilidade e a segurança do suprimento.
Encontro preparatório do Grupo de Trabalho de Investimentos Brasil‑Espanha, realizado em Brasília, na última segunda-feira, dia 6, apontou avanços importantes e contou com a participação de representantes do MME (Ministério de Minas e Energia) e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A reunião deu sequência à agenda iniciada em julho pelo Ministério das Relações Exteriores.
Houve apresentação de perspectivas para atração de investimentos, com menção a oportunidades ligadas ao LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência), que envolverá usinas térmicas, bem como o estímulo a baterias e armazenamento hidráulico.
A expectativa é de que a interação entre autoridades e empresas deva permitir mapear demandas por capacidade adicional, integrar baterias e soluções de armazenamento hidráulico à matriz elétrica e promover articulação entre investidores e fornecedores de equipamentos eletromecânicos.
A criação de um espaço permanente de diálogo foi considerado resultado relevante das negociações. Vai contribuir para favorecer a conversão de propostas em projetos concretos e a coordenação de políticas públicas que estimulem novas tecnologias, segundo informa o MME.
Além de ganhos tecnológicos e operacionais, a cooperação tende ainda a favorecer a indústria nacional por meio da demanda por equipamentos e serviços associados.
Outro resultado positivo da cooperação é que a aproximação entre empresas espanholas e atores brasileiros caminha no sentido de contribuir para fluxos de investimento que apoiem obras previstas em programas nacionais e para a criação de condições que facilitem a implementação de soluções voltadas à transição energética.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.