Cooperação Brasil‑Espanha avança com foco no setor de energia

Encontro em Brasília reuniu autoridades e empresas para discutir geração, armazenamento e mecanismos de atração de investimentos.
Cooperação Brasil‑Espanha avança com foco no setor de energia
Foto: MME/Divulgação

A cooperação entre Brasil e Espanha vem ganhando maior relevância, em especial no que se refere a impactos promissores para o setor de energia. Há indicação de oportunidades de investimento em geração, tecnologias de armazenamento e projetos que podem aumentar a flexibilidade e a segurança do suprimento.

Encontro preparatório do Grupo de Trabalho de Investimentos Brasil‑Espanha, realizado em Brasília, na última segunda-feira, dia 6, apontou avanços importantes e contou com a participação de representantes do MME (Ministério de Minas e Energia) e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A reunião deu sequência à agenda iniciada em julho pelo Ministério das Relações Exteriores.
Houve apresentação de perspectivas para atração de investimentos, com menção a oportunidades ligadas ao LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência), que envolverá usinas térmicas, bem como o estímulo a baterias e armazenamento hidráulico.

A expectativa é de que a interação entre autoridades e empresas deva permitir mapear demandas por capacidade adicional, integrar baterias e soluções de armazenamento hidráulico à matriz elétrica e promover articulação entre investidores e fornecedores de equipamentos eletromecânicos.

A criação de um espaço permanente de diálogo foi considerado resultado relevante das negociações. Vai contribuir para favorecer a conversão de propostas em projetos concretos e a coordenação de políticas públicas que estimulem novas tecnologias, segundo informa o MME.

Além de ganhos tecnológicos e operacionais, a cooperação tende ainda a favorecer a indústria nacional por meio da demanda por equipamentos e serviços associados.

Outro resultado positivo da cooperação é que a aproximação entre empresas espanholas e atores brasileiros caminha no sentido de contribuir para fluxos de investimento que apoiem obras previstas em programas nacionais e para a criação de condições que facilitem a implementação de soluções voltadas à transição energética.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.