No Brasil, é comum utilizarmos o Ranking Tier 1 da BloombergNEF como critério para determinar a qualidade de um módulo, mas você sabia que este não deve ser o único critério a ser observado?
A própria Bloomberg recomenda que outros critérios de qualidade e técnicos sejam utilizados na decisão de compra dos módulos, sugerindo módulos que tenham passado em testes e certificações de laboratório independentes como exemplo PVEL, RETC, UL, dentre outros, que servem como parâmetro de validação técnica dos produtos e verificar se os módulos irão performar conforme o esperado.
Neste artigo vamos falar sobre as certificações PVEL e RETC.
O PVEL (PV Evolution Labs) é um dos principais laboratórios independentes de testes da indústria solar. Segundo o qual, pela 7ª vez, a JA Solar foi classificada em 2022 como “Top Performer”.
O PVEL realiza diversos testes e disponibiliza um Scorecard de Confiabilidade de Módulos Fotovoltaicos, ou seja, testa e classifica os fabricantes de módulos fotovoltaicos durante um período de 18 meses com base nos testes do Programa de Qualificação de Produtos. Este programa engloba diversos testes, dentre eles:
- Thermal Cycling (TC600) ou Teste de ciclo térmico;
- Damp Heat (DH200) ou Calor úmido;
- Mechanical Stress Sequence (MSS) ou Sequência de estresse mecânico;
- Potential induced degradation (PID) ou Degradação induzida por potencial;
- Degradação induzida por luz e Degradação induzida pela luz e temperatura elevada ((LID e LeTID);
- Validação do arquivo PAN (usado no PVSyst);
- Durabilidade do backsheet;
- Resistência ao impacto de granizo.
Para ver o relatório completo do PVEL acesse www.modulescorecard.pvel.com
O RETC (Renewable Energy Test Center) é um laboratório americano de testes independente, líder em produtos fotovoltaicos e baterias. Na certificação RETC, de acordo com o relatório PV Module Index Report 2022 (ou PVMI), os módulos da JA Solar são reconhecidos como “High Achiever”. A JA Solar é reconhecida entre as 5 melhores fabricantes do mundo, ou seja, seus produtos têm excelente performance em qualidade, confiabilidade e desempenho.
O relatório resume os resultados de mais de 12 meses de testes, onde podemos destacar os principais listados :
Confiabilidade, fazem parte do indicador de confiabilidade os testes:
- Damp Heat Test / Teste de calor;
- Dynamic Mechanical Load Sequence: a sequência de carga mecânica dinâmica;
- Thermal Cycle Test: o teste de ciclo térmico;
- PID Resistance: o teste de desempenho PID.
Performance, fazem parte do indicador de performance os testes:
- Module Efficiency;
- PTC-to-STC Ratio;
- PAN File Characterization;
- LID Resistance;
- LeTID Resistance.
Qualidade, fazem parte do indicador de qualidade o teste
- Thresher Test (teste da lista de material isoladamente);
- Hail Durability Test (HDT): no teste de durabilidade de granizo.
Para fazer o download do relatório da RETC acesse retc-ca.com
Criada em 2005, a JA Solar é uma das líderes e está entre os três maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo, com mais de 1000 patentes no segmento de células e módulos, produção altamente verticalizada (fabricando lingotes, wafers, células e módulos), com capacidade produtiva superior a 50 GW por ano e mais de 100 GW embarcados até hoje.
A JA Solar tem como foco principal a alta qualidade de seus produtos de modo a otimizar a performance de sistemas fotovoltaicos. Para maiores detalhes sobre estas certificações e sobre os produtos da JA Solar, consulte os sites da JA Solar.