• qui, 30 abril, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 22,32 GW
  • GD Solar: 47,45 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
logo site canal solar
Início / Artigos / Artigo Técnico / Cuidados na instalação de módulos fotovoltaicos

Cuidados na instalação de módulos fotovoltaicos

Para limpeza dos painéis verifique a temperatura do painel para que não haja choque térmico
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de AE Solar AE Solar
  • 30 de janeiro de 2023, às 11:00
6 min de leitura
CanalSolar Cuidados na instalação de módulos fotovoltaicos
Instalação de sistema. Crédito: Sunergia Energia Solar

No ano de 2023, a energia fotovoltaica ultrapassou a eólica e se tornou a segunda maior fonte de energia elétrica da matriz energética brasileira.

Boa parte da potência instalada no Brasil, corresponde à geração distribuída, nas casas dos brasileiros com o intuito de redução da conta de luz e autoconsumo.

No entanto, tanto as grandes usinas quanto os sistemas residenciais precisam de uma instalação correta, para evitar riscos à propriedade ou a seres humanos.

Com isto em mente, é extremamente importante que existam manuais de instalação que possam ser seguidos, não apenas em projetos de geração centralizada, mas em projetos de geração distribuída também.

A AE Solar proporciona um manual para instalações que aborda de forma compreensiva a instalação dos seus painéis, e pode ajudar o instalador durante seu trabalho.

Instruções gerais

Avisos gerais devem ser considerados antes do início da instalação, sendo o primeiro o de sempre lembrar que módulos fotovoltaicos geram eletricidade, e devem ser tratados com cuidado para evitar riscos a todo momento.

Segundo, no caso de instalações de telhados, os módulos não podem ser instalados em cima de materiais inflamáveis.

Terceiro, estes módulos em específico são da classe II, portanto podem ser usados em sistemas que operam em 50 V CC ou > 240 W.

Por fim, os módulos devem ser avaliados para risco de incêndio no local de instalação, e não devem ser instalados sem um parecer técnico de especialistas de construção ou engenheiro civil atestando que a estrutura completa pode ser construída.

Avisos

Uma série de avisos, desde intuitivos até situações específicas devem ser considerados antes e durante a instalação de painéis.

Todas as instruções devem ser lidas e compreendidas antes da instalação.

  • O módulo gera eletricidade quando recebe luz solar, portanto sua superfície pode causar choques e queimaduras. E como a geração é por luz, lupas e outros materiais de concentração de luz não devem ser usados no módulo.
  • Módulos com o vidro quebrado são um risco de incêndio e de choque elétrico. Eles não podem ser reparados, e devem ser descartados.
  • Para evitar riscos elétricos, materiais opacos podem ser usados para cobrir o módulo durante a instalação. E a instalação só deve ser feita durante o dia, sendo a instalação e manutenção feita por instalador qualificado.
  • Se houver baterias, as instruções do fabricante devem ser seguidas.
  • Não desmontar os módulos, usar como substituto em paredes e telhados ou colocar módulos em locais com gás inflamável.
  • Não encostar nos terminais energizados com as mãos sem proteção isolante e não levantar os módulos pelos cabos.
  • Todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados. Se não houver instruções especiais, seguir a regulamentação nacional.
  • Para escolha dos componentes, é necessário consultar a norma NBR 16690, para que as alterações das condições normais sejam levadas em consideração na escolha de fusíveis, cabos e outros componentes.
  • Manter os módulos embalados até o momento de instalação. Durante a retirada da embalagem, ter cuidado ao desembalar e evitar batidas, que podem gerar microfissuras. Nunca derrubar ou subir em cima de módulos.
  • Nunca limpe o módulo com químicos. Utiliza água normal, e verifique a temperatura do módulo para que não haja choque térmico.
  • Não desconecte os módulos quando eles estiverem em operação.
  • Ao utilizar tecnologias antirreflexo, é normal ver diferentes cores de acordo com os ângulos. Módulos com tecnologia anti-reflexo e sem anti-reflexo não devem ser usados na mesma string.
  • Conectores da string box não podem ter contato com substâncias oleosas como lubrificantes.
  • Não carregue o módulo na cabeça, porém se for inevitável, fazer questão que o vidro esteja voltado pro capacete e não o lado posterior.
  • Realizar o descarte corretamente de acordo com a legislação local (o símbolo do descarte correto de utensílios elétricos ao lado)

Instalação

Durante a instalação propriamente dita, é necessário que as medidas de segurança sejam reiteradas, principalmente, o uso de EPIs (capacetes, luvas isolantes e sapato de segurança com sola de borracha). O instalador não deve encostar no painel desnecessariamente, e não deve trabalhar com chuva, neve ou ventania. Se os módulos estiverem molhados, o instalador não deve encostar neles. O instalador deve verificar que não existem gases inflamáveis por perto, e instalar os conectores até ouvir o clique indicando a conexão.

Em relação às condições climáticas, o módulo suporta desde -40°C a 85°C, com um umidade de <85 RH%. O módulo deve estar direcionado ao sol se possível, e com a inclinação que resulte na melhor captura de raios solares e com o mínimo de sombras. As circunstâncias do local, inclinação e sombreamento podem ser simuladas no computador pelo projetista. Vale ressaltar que os módulos devem ser instalados longe do fluxo de pessoas e animais, e no caso de baterias o dimensionamento delas também deve ser considerado.

Durante a instalação, os métodos de fixação podem variar, dependendo dos telhados e instrumentos (parafusos ou braçadeiras), no entanto, a necessidade de que o método de fixação não oculte o módulo ou entre em contato com o vidro é constante.

O sistema deve passar por inspeções constantes, para evitar que danos decorrentes de fenômenos climáticos (granizo, chuva) ou vida silvestre possam atrapalhar o funcionamento da usina. O funcionário realizando a inspeção deve procurar cabos ruídos, vidros quebrados, conexões soltas e qualquer objeto apoiado na face do painel. No caso de sujeira, uniforme ou localizada, as instruções de limpeza seguem os avisos iniciais, não utilizar nenhum elemento químico, apenas água e considerar a temperatura antes da limpeza. Além disso, não utilize nenhum instrumento de limpeza abrasivo.

Conclusão

A instalação é um momento que pode causar transtornos para os instaladores e para os clientes, portanto é necessário seguir as instruções dos fabricantes dos módulos e equipamentos do sistema. Além da instalação propriamente dita, existem recomendações de locomoção dos módulos, limpeza e até inspeções visuais. Para um sistema que atue de forma eficiente, é necessário conhecimento durante todos os períodos de instalação, e instruções como da AE Solar fazem diferença nesse quesito.

O manual de instalação dos módulos fotovoltaicos AE Solar pode ser encontrado no link https://ae-solar.com/downloads/

Referência

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO AE SOLAR. Autor: Kevin Tian, gerente de suporte técnico e de produtos na AE Solar GmbH


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

AE Solar instalação de módulos fotovoltaicos
Foto de AE Solar
AE Solar
A AE Solar é uma fabricante de módulos fotovoltaicos Tier 1 no mercado de energias renováveis. Oferece soluções em tecnologia fotovoltaica desde 2003.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Uma resposta

  1. Joao Alberto Nascimento disse:
    6 de fevereiro de 2023 às 11:47

    Muito bom este artigo, é de suma importância para o instalador e quem faz manutenção.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Entenda na prática como dimensionar sistemas híbridos com bateria

Entenda na prática como dimensionar sistemas híbridos com bateria

ESG na Energia Solar Fotovoltaica Brasileira: Governança, Regulação e Engenharia de Projetos

ESG na energia solar fotovoltaica brasileira: governança, regulação e engenharia de projetos

Mais Notícias

Ver Mais
Grupo IBS Energy é mais uma comercializadora que entra com pedido de recuperação judicial

Grupo IBS Energy é mais uma comercializadora que entra com pedido de recuperação judicial

Estrutura em alumínio e catamarã patenteado Do ponto de vista técnico, a solução substitui os flutuadores plásticos convencionais por uma estrutura em alumínio naval, material que oferece maior resistência mecânica, durabilidade e estabilidade ao longo do tempo, além de ser não inflamável, resistente à radiação UV e 100% reciclável. O sistema adota flutuadores em formato de catamarã com tecnologia patenteada, contribuindo para maior estabilidade da planta e melhor distribuição de carga na lâmina d’água. O desenho estrutural também amplia a modularidade, permitindo adaptação a diferentes configurações de projeto. Outro diferencial está na inclinação dos módulos. Enquanto o padrão de mercado para sistemas flutuantes varia entre 8° e 10°, a solução permite instalação com até 15°, aumentando a captação de irradiância e, consequentemente, a geração de energia. A solução utiliza menor quantidade de material em comparação aos sistemas tradicionais de plástico, mantendo desempenho estrutural e operacional. Segundo as empresas, o custo se mantém compatível com tecnologias disponíveis no mercado, com ganhos adicionais em eficiência, logística e operação. Operação e manutenção simplificadas No campo operacional, a estrutura foi projetada para facilitar as atividades de operação e manutenção. O acesso aos módulos pode ser feito por ambos os lados, reduzindo o tempo de intervenção e minimizando impactos na geração. O sistema incorpora uma passarela técnica com eletrocalhas embutidas, responsável pela organização dos cabos e integração dos equipamentos elétricos. Esse layout permite a instalação dos inversores próximos às strings e garante acesso direto aos conectores dos módulos. Outro ponto é o uso de embarcações leves para manutenção, facilitando o deslocamento dentro da usina e reduzindo custos operacionais ao longo do tempo. Aplicações e desempenho internacional A solução foi desenvolvida para atender demandas tanto do setor elétrico quanto do agronegócio, incluindo aplicações como geração para sistemas de irrigação e aproveitamento de áreas hídricas ociosas. Projetos internacionais já validaram o desempenho da tecnologia. Em usinas implantadas em países europeus, foram registrados incrementos de 5% a 7% na geração energética, acompanhados por redução dos custos de operação e manutenção. Solução para usinas flutuantes incorpora “minifábrica” e produção de 1 MWp por semana

Solução para usinas flutuantes incorpora “minifábrica” e produção de 1 MWp por semana

Canal Solar - ANEEL projeta alta de 8% na conta de luz em 2026, mais que o dobro da inflação prevista

ANEEL projeta alta de 8% na conta de luz em 2026, mais que o dobro da inflação

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Projetos
  • Revista
  • Veículos Elétricos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2026 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar