Dia do Técnico em Eletrotécnica: profissionais podem assinar projetos FV?

Resolução nº 074 de 2019 orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em Eletrotécnica
Câmera termográfica analisando a temperatura dos módulos fotovoltaicos. Foto: Canal Solar

Nesta quarta-feira (09) é comemorado o Dia do Técnico em Eletrotécnica, responsável por todas as etapas da transmissão de energia elétrica, atuando tanto em nível tanto operacional quanto estratégico, projetando, instalando e operando equipamentos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade.

O profissional pode atuar em diversos setores, como por exemplo vendas de produtos e também em indústrias de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações e construção civil.

Mas, falando especificamente do segmento de energia solar, os eletrotécnicos podem atuar também assinando os projetos fotovoltaicos?

Quem pode assinar projetos de sistemas fotovoltaicos?

A resposta é sim, conforme a Resolução nº 074 de 05 de julho de 2019, que disciplina e orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em Eletrotécnica.

Os artigos 1º, 3º e 5º, por exemplo, respaldam legalmente que tais profissionais podem realizar as atividades de projetar, executar e inspecionar todo tipo de instalação de energia solar fotovoltaica até a potência 800 kVA. Segue, abaixo, os trechos da resolução que indicam isso.

Artigo 1º

Artigo 3º

Artigo 5º

Destaque para o erro “técnico” do Art. 5º: energia e potência são coisas diferentes. A demanda é de potência e não de energia. E “KVA” na realidade se grafa kVA, segundo a nomenclatura do SIU (Sistema Internacional de Unidades).
Detalhe para o erro “técnico”: energia e potência são coisas diferentes. A demanda é de potência e não de energia. E “KVA” na realidade se grafa kVA, segundo a nomenclatura do SIU (Sistema Internacional de Unidades).

Portanto, o eletrotécnico, dentro do segmento fotovoltaico, exerce funções como a avaliação de projetos, tanto documental quanto in loco, bem como comissionamento de usinas solares e trabalho em O&M (Operação e Manutenção).

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.