Nesta quarta-feira (09) é comemorado o Dia do Técnico em Eletrotécnica, responsável por todas as etapas da transmissão de energia elétrica, atuando tanto em nível tanto operacional quanto estratégico, projetando, instalando e operando equipamentos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade.
O profissional pode atuar em diversos setores, como por exemplo vendas de produtos e também em indústrias de metalurgia, assistência técnica, telecomunicações e construção civil.
Mas, falando especificamente do segmento de energia solar, os eletrotécnicos podem atuar também assinando os projetos fotovoltaicos?
A resposta é sim, conforme a Resolução nº 074 de 05 de julho de 2019, que disciplina e orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em Eletrotécnica.
Os artigos 1º, 3º e 5º, por exemplo, respaldam legalmente que tais profissionais podem realizar as atividades de projetar, executar e inspecionar todo tipo de instalação de energia solar fotovoltaica até a potência 800 kVA. Segue, abaixo, os trechos da resolução que indicam isso.
Artigo 1º
Artigo 3º
Artigo 5º
Portanto, o eletrotécnico, dentro do segmento fotovoltaico, exerce funções como a avaliação de projetos, tanto documental quanto in loco, bem como comissionamento de usinas solares e trabalho em O&M (Operação e Manutenção).