Energia solar ganha espaço em rodovias com a digitalização de pedágios

Concessionárias têm apostado em usinas fotovoltaicos para atender aumento de demanda por eletricidade nas operações
Energia solar ganha espaço em rodovias com a digitalização de pedágios
Um dos pontos de pedágio da Eixo SP com sistema de energia solar no telhado. Foto: TTS Energia/Divulgação

A crescente digitalização dos sistemas de pedágios em rodovias brasileiras, com mais cancelas eletrônicas e novos meios de pagamentos digitais, têm exigido das concessionárias um maior reforço da estrutura de segurança e abastecimento energético.

Não por acaso, as companhias têm apostado em usinas de energia solar para atender à nova demanda por eletricidade nas operações. Um exemplo desse crescimento é da Eixo SP, responsável por uma das maiores concessões de rodovias do país.

A empresa administra mais de 1.200 km de malha, formada por 12 rodovias paulistas que passam por 62 municípios, desde Piracicaba, na região central do Estado de São Paulo, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com Mato Grosso do Sul.

A concessionária tem um projeto em andamento de implantação de 42 miniusinas de energia solar em várias localidades, com boa parte já concluída.

Os projetos fotovoltaicos, que incluem miniusinas em solo, módulos fotovoltaicos em telhados e contratação remota de empreendimentos próximos, estão sendo desenvolvidos pela TTS Energia.

Somente nos pedágios da concessionária, são oito sistemas solares implantados nas coberturas desde 2021, perfazendo um total de 2 mil módulos fotovoltaicos e 831 kW de potência, entre as cidades de Piracicaba e Cabrália Paulista.

Já nas centrais de SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário), são 32 sistemas de geração própria de energia solar nos telhados, num projeto iniciado em 2022 e com conclusão prevista para 2025.

Cerca de 53% dos sistemas já foram entregues e estão em funcionamento. Juntos, eles somam 2,3 mil módulos fotovoltaicos e 1,21 MWp de potência.

As usinas entregues à Eixo SP também contemplam uma central fotovoltaica remota de solo, em que a energia produzida é transferida para outras unidades consumidoras da concessionária. Neste caso, o empreendimento conta com 1,2 mil solares e 660 kWp.

A concessionária possui ainda um sistema solar no telhado na sua sede administrativa, em São Carlos (SP). O projeto, de menor porte, conta com 224 módulos fotovoltaicos e 91,84 kWp.

Para Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia, o uso de energia solar pelas concessionárias de rodovias é uma grande tendência, já que oferece energia limpa e competitiva para abastecer as operações cada vez mais digitalizadas e automatizadas.

“A perspectiva é que tenhamos um crescimento ainda mais robusto no próximo ano, já que a tecnologia fotovoltaica é uma das principais soluções de segurança e suprimento energético para esse tipo de atividade, além das próprias exigências das licitações no Brasil, de incluir iniciativas de sustentabilidade por parte das licitantes contratadas”, disse.

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

Além da Eixo SP, outras concessionárias de rodovias paulistas também já estão buscando adotar a energia solar para abastecer as suas bases de operação.

Um exemplo é a CCR AutoBAn, que firmou, no final do ano passado, um contrato com a companhia elétrica EDP para fornecimento de energia solar em 58 unidades de consumo do sistema Anhanguera-Bandeirantes, incluindo pedágios e pontos de apoio.

O acordo, com duração de dez anos, prevê a entrega de 1.460 MWh por ano, provenientes de usinas fotovoltaicas localizadas em Iperó, Pirangi e Leme, no interior de São Paulo.

Com essa iniciativa, a concessionária estima uma economia de aproximadamente R$ 160 mil por ano, além de reduzir a emissão de 56 toneladas de CO₂ anuais por meio da modalidade de geração distribuída.

Rodovias Anhanguera e Bandeirantes terão pedágios abastecidos por energia solar

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Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

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