A Fazenda Ituaú, localizada na cidade de Salto (SP), anunciou a inclusão de um sistema de energia solar como parte do roteiro de seu projeto de turismo pedagógico para escolas públicas e particulares.
Também chamada de Terra dos Gigantes, o espaço chega a receber em média mais de 10 mil crianças e jovens matriculados em colégios de diversos municípios de São Paulo, como Itu, Campinas, Sorocaba, Americana e a própria capital paulista.
O objetivo do projeto é difundir mais conhecimentos sobre agricultura sustentável e a importância da alimentação saudável entre os estudantes.
Para 2025, a novidade é justamente a integração de uma usina solar no roteiro das visitas, permitindo que os alunos conheçam de perto o funcionamento de um sistema fotovoltaico e compreendam a importância da energia limpa.
“A ideia é ensinar a eles que é possível utilizar energia renovável em uma lavoura, contribuindo para o meio ambiente e ainda obtendo mais economia na conta de luz”, destaca Marcelo Cury Abumussi, proprietário da Fazenda Ituaú e idealizador do projeto.
A planta de solo foi instalada pela rede de franquias Solarprime e possui 96 módulos fotovoltaicos de 610W, capazes de gerar uma média de 6 a 7 mil kWh por mês.
Com a usina em operação, a fazenda consegue reduzir em até 95% sua conta de energia elétrica, que atualmente varia entre R$ 4 mil e R$ 5 mil mensais.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].