Parceria entre a EDP e a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina, ganhou mais um avanço com a ampliação de seus compromissos em energia renovável.
A colaboração entre os grupos começou com a migração de unidades franqueadas ao mercado livre de energia entre 2021 e 2024. Além disso, em 2022, as empresas construíram três usinas de geração distribuída, totalizando 6,6 MWp, para abastecer 35 unidades próprias da rede.
Agora, a expansão foca um contrato de autoprodução de 7 MW de energia solar, com duração de 12 anos. Esse fornecimento, que teve início em janeiro deste ano, atenderá à demanda de 156 unidades da marca, incluindo restaurantes, cafés e quiosques de sobremesa, pertencentes a 38 franqueados do Sistema McDonald’s.
A energia é gerada no complexo Novo Oriente Solar, localizado em Ilha Solteira (SP). A usina é considerada o maior complexo solar fotovoltaico do estado de São Paulo, com capacidade instalada de 254 MWac.
O contrato também assegura benefícios ambientais, incluindo a emissão de mais de 61 mil certificados I-RECs anualmente, que garantem a origem renovável da energia e evitam a emissão de cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
As motivações para a evolução do negócio estão alinhadas às estratégias de sustentabilidade de ambas os grupos.
Para a EDP, cujo portfólio no Brasil é 100% renovável, a energia limpa é tida como um pilar estratégico para buscar liderança na transição energética e se tornar neutra em carbono até 2040. O objetivo é contribuir para que outras empresas usem energia limpa em suas operações.
Já a Arcos Dorados avança em sua plataforma ESG, a Receita do Futuro, buscando reduzir os impactos ambientais de seus processos. A companhia já atingiu 96% de uso de fontes renováveis no consumo de energia em seus restaurantes próprios.
De acordo com a empresa, a parceria com a EDP reforça o compromisso com ações concretas para um futuro sustentável e, adicionalmente, gera valor para os franqueados ao oferecer soluções mais eficientes e fortalecer a reputação local. A Arcos Dorados acredita que esse movimento pode servir de inspiração para todo o setor.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.