2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Elera Renováveis lança centro de operações para monitorar usinas

Inauguração do espaço também facilitará a comunicação da empresa com agentes do setor

Autor: 18 de novembro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Elera Renováveis lança centro de operações para monitorar usinas

Complexo Solar Alex é um dos empreendimentos da Elera Renováveis. Foto: Divulgação

A Elera Renováveis lançou o seu primeiro centro de operações integrado visando unificar três frentes de atuação da empresa: monitoramento de ativos, controle de segurança e operação e gestão de sistemas, como usinas solares de grande porte. 

A centralização da operação tem como objetivo desenvolver estratégias melhorar a eficiência dos ativos e facilitar a comunicação da empresa com agentes do setor, como o ONS (Operador Nacional do Sistema), além de auxiliar defesas civis e autoridades na antecipação de crises climáticas. 

O local também verifica a geração de cada planta em tempo real, utilizando como principal ferramenta o sistema SCADA – sigla em inglês que significa Supervisão e Aquisição de Dados. 

Através deste software, é possível realizar a operação centralizada dos ativos de forma remota sem qualquer risco e tornando a geração mais eficiente, com o monitoramento em tempo real dos empreendimentos.

Atualmente, a Elera Renováveis conta com 92 empreendimentos em seu portfólio, com capacidade instalada de 2,7 GW, composta por hidrelétricas, parques eólicos, solares e usinas de biomassa.

As usinas fotovoltaicas que são administradas pela empresa são:

  • Complexo Solar Fotovoltaico Alex: empreendimento foi inaugurado em 2021 entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, no Ceará. A usina tem 360 MWp de potência e cerca de 811 mil painéis solares;

  • Complexo Janaúba: Em construção, o empreendimento localizado em Minas Gerais será um dos maiores parques solares da América Latina, com um total de capacidade instalada de 1,2 GW;

  • Complexo Alto Cielo Solar: empreendimento encontra-se localizado no município de Tomás Gomensoro, no Uruguai, possuindo  cerca de 26,3 MW de capacidade instalada;

  • Complexo Solar Amanecer: possui 101 MW de capacidade instalada e está localizado em Copiacó, no Chile. O complexo foi adicionado ao portfólio da empresa no começo deste ano. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.