A Eletrobras assinou um protocolo de intenções com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para descarbonizar operações em portos e terminais em todo o país.
O acordo prevê um levantamento das instalações portuárias aptas a migrar para o Mercado Livre de Energia, além de ações para auxiliar operadores aquaviários na aquisição de I-RECs, os famosos certificados de energia renovável que permitem o abatimento das emissões de gases de efeito estufa.
Como parte da iniciativa, a Eletrobras e a Antaq também promoverão um trabalho educacional sobre o ambiente de contratação livre, por meio de seminários e encontros técnicos voltados ao setor.
Outra frente do projeto envolve o mapeamento do potencial de eletrificação de portos e terminais, com a aplicação de soluções como o On-Shore Power Supply e a eletrificação de equipamentos portuários, visando fazer com que navios atracados utilizem a rede elétrica local em vez de gerarem energia por meio da queima de combustíveis fósseis.
Expansão da Eletrobras no Mercado Livre
Apesar de ser uma das principais geradoras de energia do país, a Eletrobras tinha uma atuação limitada junto aos grandes consumidores de energia antes de sua privatização em 2022.
Desde então, adotou como estratégia a ampliação da sua carteira de clientes finais no Mercado Livre de Energia, o que fez com que o número de consumidores atendidos pela empresa aumentasse 115% entre setembro de 2022 e setembro de 2023, chegando a 488 clientes, segundo dados atualizados pela companhia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.