A Casa dos Ventos assinou um contrato de fornecimento de energia renovável por 15 anos com a Indovinya, divisão do grupo Indorama Ventures – empresa produtora de intermediários químicos e surfactantes.
A eletricidade será fornecida por meio do Complexo Eólico Babilônia Sul, empreendimento administrado pela Casa dos Ventos e que fica localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia.
O parque de energia renovável possui capacidade instalada de 360 MW, distribuída em 80 aerogeradores, e é capaz de evitar a emissão de 580 mil toneladas de CO₂ por ano.
“O contrato terá um papel importante na descarbonização da indústria química brasileira e, além dos benefícios ambientais, a parceria de longo prazo também proporciona previsibilidade de custos e contribuirá para que a Indovinya avance em suas metas de sustentabilidade”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
Além da redução das emissões de carbono, a implementação do projeto também representa um passo estratégico para a substituição de combustíveis fósseis na geração de vapor nas unidades industriais da Indovinya.
Segundo a empresa, a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento de processos produtivos mais eficientes e sustentáveis.
Com quase duas décadas de atuação, a Casa dos Ventos possui um dos maiores portfólios de projetos eólicos e solares do Brasil, com aproximadamente 30 GW de capacidade.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.