Empresas pedem criação de órgão para conter ataques a torres de energia

Documento foi encaminhado à ANEEL após quatro ataques terem sido registrados em instalações do SIN
Empresas pedem criação de órgão para conter ataques a torres de energia
Fórum pede que o comitê a ser criado seja coordenado pelo MME. Foto: Freepik

O Fase (Fórum das Associações do Setor Elétrico) sugeriu ao diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, a criação de órgão para atuar de maneira permanente na prevenção e no combate à atos de vandalismo e de sabotagem em torres de transmissão de energia.

O documento foi encaminhado à Agência na última sexta-feira (13), após quatro ataques terem sido registrados em instalações do SIN (Sistema Interligado Nacional) na semana passada. 

O fórum – que reúne 27 associações que representam os setores de geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia elétrica – pede que o comitê a ser criado seja coordenado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e tenha, entre suas funções, uma comunicação direta com órgãos de segurança pública. 

A ideia é que também haja uma atuação integrada do MME e da ANEEL com outros órgãos ligados ao setor de energia, como o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Os ataques

Ao todo, quatro ataques a torres de transmissão já foram registrados no Brasil desde o último domingo (8). Todos eles, segundo as empresas que administram as instalações, apresentam indícios de sabotagem. 

O primeiro caso de vandalismo ocorreu no domingo (8), em Ariquemes (RO), por volta das 21h30, quando uma torre da linha de transmissão Samuel-Ariquemes foi derrubada e duas foram retorcidas após a queda da primeira.

Baterias podem minimizar problemas em torres de transmissão

O segundo incidente ocorreu na segunda-feira (9), por volta das 0h13, em Medianeira (PR), onde uma torre da usina de Itaipu foi derrubada e mais três foram danificadas.

A terceira ocorrência também aconteceu na segunda-feira, por volta às 0h40 na linha de transmissão do Complexo do Madeira, que conecta as usinas hidrelétricas de Jirau, em Porto Velho (RO), e Santo Antônio, em Sertãozinho (SP).

O quarto e, até o momento, último caso de vandalismo registrado contra torres de transmissão de energia ocorreu em Rio das Pedras (SP), na quinta-feira (12), por volta das 14h25.

No local, diferentemente das demais, houve uma tentativa de derrubada da instalação que liga as cidades de Assis e Sumaré, ambas no interior paulista.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal