Energia solar leva água dessalinizada a vilas costeiras de Bangladesh

Usinas solares reduzem dependência dos moradores das lagoas salinizadas e ajudam a prevenir doenças como cólera e diarreia
Energia solar leva água potável a vilas costeiras de Bangladesh
Foto: Canva

A crescente salinização dos rios causada pela elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos tornaram o acesso à água potável um desafio diário para comunidades costeiras em Bangladesh. Agora, usinas de dessalinização movidas a energia solar começam a mudar essa realidade em vilas como Nildumur, em Satkhira.

Desde o início de 2025, três novas usinas entraram em operação, fornecendo água limpa a cerca de 300 famílias. As estações, com capacidade de mil litros por hora, utilizam tecnologia de osmose reversa alimentada por painéis solares. 

Durante a seca, sem a aplicação dos sistemas fotovoltaicos, a população local recorria a lagoas salinizadas, mesmo com o risco de doenças como cólera e diarreia. A nova tecnologia – como não depende da rede elétrica instável da região – pode operar por até cinco horas sem sol, graças ao sistema de baterias. 

Sol e tecnologia contra a sede

O investimento de cerca de US$ 40 mil por estação, com vida útil estimada entre 20 e 25 anos, é financiado por ONGs como a Projects for Humanity e a Poul Due Jensen Foundation, com apoio técnico da Change Initiative, de Daca.

A dessalinização já transforma o cotidiano das mulheres locais, tradicionalmente responsáveis por buscar água. Antes, caminhavam até 5 km; agora, podem coletar água limpa próximo de casa. Embora eficaz, o processo ainda gera desafios, como o destino das águas residuais.

A ONU (Organização das Nações Unidas) estuda os impactos ambientais e avalia possíveis soluções, como o reaproveitamento do sal. Futuramente, pode haver cobrança simbólica para ajudar na manutenção das usinas.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra
Estudante de jornalismo na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21, ENM e Rádio Campinas Digital. Possui experiência em podcast, televisão, rádio, notícias e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.