27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Energia solar: conheça os tipos e suas diferenças!

Saiba agora quais são os principais tipos de energia solar e todas as funcionalidades que elas geram

Autor: 5 de abril de 2022abril 12th, 2022Guia do Consumidor
Energia solar: conheça os tipos e suas diferenças!

A energia solar é uma fonte de energia renovável proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol e sua captação pode ser feita por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos (módulos), usinas heliotérmicas e aquecedores solares.

Considerada uma alternativa limpa, por causar pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente, assim como a energia hidráulica e eólica, oriundas de recursos não limitados (raios solares ou correntes de vento), a energia solar atende a preocupação mundial referente à sustentabilidade, sendo uma das mais promissoras para obtenção energética.

 

A possibilidade de produção de energia através de raios solares tem alcançado um lugar de grande destaque, devido às vantagens que essa nova alternativa proporciona aos consumidores.

Essa fonte de energia pode ser consumida e aplicada de forma térmica ou fotovoltaica, gerando energia térmica ou elétrica, respectivamente.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é gerada pela conversão direta da radiação solar em energia elétrica,  realizada por células fotovoltaicas produzidas a partir de materiais semicondutores.

Ao refletir sobre as células, a luz solar provoca o deslocamento dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até que sejam captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial elétrico existente entre os semicondutores), por fim, resultando em eletricidade.

Sistema solar fotovoltaico

O sistema fotovoltaico depende de um sistema de armazenamento de energia, devido à interrupção da disponibilidade de irradiância solar (fluxo de energia radiante instantâneo que incide sobre uma superfície, real ou imaginária, por unidade de área).

Diante disso, existem alternativas de armazenamento de energia solar fotovoltaica gerada em momentos de maior irradiância solar, garantindo seu uso em momentos em que não há sol, como durante a noite ou em dias chuvosos.

Composto por painéis, módulos e equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico não exige um ambiente de alta radiação para o seu funcionamento.

Essa forma de obtenção energética é uma das mais promissoras atualmente. Contudo, conta com vantagens e desvantagens quanto ao seu uso.

Conheça os tipos de energia solar e suas diferenças!  

Vantagens

  • É um recurso totalmente renovável
  • Não polui o meio ambiente
  • Possui manutenção mínima

Desvantagens 

  • Alto custo de aquisição
  • Não pode ser aproveitada durante a noite
  • Baixo incentivo governamental no Brasil

Energia solar térmica

A energia solar térmica utiliza o calor solar para o aquecimento de outro meio, geralmente para o aquecimento da água, e é aplicada para a produção de água quente – para banhos ou processos industriais.

Uma vez que essa energia é gerada pela radiação solar, em dias chuvosos existe o risco de não haver sol o suficiente para gerar a quantidade de água quente necessária para os seus fins.

Em situações como a descrita acima, os aquecedores solares, que possuem uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás, garantem a temperatura ideal da água para que a mesma esteja pronta para o uso.

Sistema solar térmico

Diferente do sistema fotovoltaico que converte a radiação do sol em energia elétrica, o sistema solar térmico absorve a radiação e a transforma em energia térmica.

A transformação do sol em energia térmica também pode ser realizada por módulos e, dependendo da finalidade do aquecimento, é possível a substituição de células convencionais por coletores (placas).

Os painéis geralmente são tingidos em tom escuro para potencializar a absorção solar.

O calor gerado é captado por um líquido presente nas placas e direcionado por tubos até o reservatório térmico ou boiler (reservatório térmico de água que preserva a sua temperatura).

Conheça os tipos de energia solar e suas diferenças!

 

Vantagens

  • Instalação fácil e rápida
  • Possui o auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente
  • Pode ser utilizada em usinas térmicas de diversas formas como: bagaço de cana-de-açúcar e casca de cereais

Desvantagens

  • Queima de derivados de petróleo
  • Impacta no aquecimento de água dos rios
  • Gasto elevado com a compra de combustíveis fósseis
Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.