A energia solar é uma fonte de energia renovável proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol e sua captação pode ser feita por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos (módulos), usinas heliotérmicas e aquecedores solares.
Considerada uma alternativa limpa, por causar pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente, assim como a energia hidráulica e eólica, oriundas de recursos não limitados (raios solares ou correntes de vento), a energia solar atende a preocupação mundial referente à sustentabilidade, sendo uma das mais promissoras para obtenção energética.
A possibilidade de produção de energia através de raios solares tem alcançado um lugar de grande destaque, devido às vantagens que essa nova alternativa proporciona aos consumidores.
Essa fonte de energia pode ser consumida e aplicada de forma térmica ou fotovoltaica, gerando energia térmica ou elétrica, respectivamente.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é gerada pela conversão direta da radiação solar em energia elétrica, realizada por células fotovoltaicas produzidas a partir de materiais semicondutores.
Ao refletir sobre as células, a luz solar provoca o deslocamento dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até que sejam captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial elétrico existente entre os semicondutores), por fim, resultando em eletricidade.
Sistema solar fotovoltaico
O sistema fotovoltaico depende de um sistema de armazenamento de energia, devido à interrupção da disponibilidade de irradiância solar (fluxo de energia radiante instantâneo que incide sobre uma superfície, real ou imaginária, por unidade de área).
Diante disso, existem alternativas de armazenamento de energia solar fotovoltaica gerada em momentos de maior irradiância solar, garantindo seu uso em momentos em que não há sol, como durante a noite ou em dias chuvosos.
Composto por painéis, módulos e equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico não exige um ambiente de alta radiação para o seu funcionamento.
Essa forma de obtenção energética é uma das mais promissoras atualmente. Contudo, conta com vantagens e desvantagens quanto ao seu uso.
Vantagens
- É um recurso totalmente renovável
- Não polui o meio ambiente
- Possui manutenção mínima
Desvantagens
- Alto custo de aquisição
- Não pode ser aproveitada durante a noite
- Baixo incentivo governamental no Brasil
Energia solar térmica
A energia solar térmica utiliza o calor solar para o aquecimento de outro meio, geralmente para o aquecimento da água, e é aplicada para a produção de água quente – para banhos ou processos industriais.
Uma vez que essa energia é gerada pela radiação solar, em dias chuvosos existe o risco de não haver sol o suficiente para gerar a quantidade de água quente necessária para os seus fins.
Em situações como a descrita acima, os aquecedores solares, que possuem uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás, garantem a temperatura ideal da água para que a mesma esteja pronta para o uso.
Sistema solar térmico
Diferente do sistema fotovoltaico que converte a radiação do sol em energia elétrica, o sistema solar térmico absorve a radiação e a transforma em energia térmica.
A transformação do sol em energia térmica também pode ser realizada por módulos e, dependendo da finalidade do aquecimento, é possível a substituição de células convencionais por coletores (placas).
Os painéis geralmente são tingidos em tom escuro para potencializar a absorção solar.
O calor gerado é captado por um líquido presente nas placas e direcionado por tubos até o reservatório térmico ou boiler (reservatório térmico de água que preserva a sua temperatura).
Vantagens
- Instalação fácil e rápida
- Possui o auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente
- Pode ser utilizada em usinas térmicas de diversas formas como: bagaço de cana-de-açúcar e casca de cereais
Desvantagens
- Queima de derivados de petróleo
- Impacta no aquecimento de água dos rios
- Gasto elevado com a compra de combustíveis fósseis