29 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

Energia solar está se tornando cada vez mais acessível, aponta CEO da ABSOLAR

A energia solar, além de resiliente, tem potencial de ser uma propulsora

Autor: 20 de agosto de 2020outubro 2nd, 2020Brasil
2 minutos de leitura
Energia solar está se tornando cada vez mais acessível, aponta CEO da ABSOLAR

“Para se ter uma ideia, desde a década de 1970, o preço da energia solar já caiu 253 vezes. Reflexo, este, de uma tecnologia fotovoltaica cada vez mais acessível”. É o que apontou Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

O executivo participou do podcast Papo Solar e comentou que a fonte solar vem se tornando mais barata e competitiva, invadindo novos mercados e com novas aplicações.

“A tecnologia foi se barateando de forma expressiva. A utilização da energia solar começou no espaço e foi para regiões mais remotas – onde não tem acesso à rede de distribuição – o que ajudou a levar, consequentemente, energia elétrica para as pessoas”, destacou Sauiaia.

“Barateada, a solar começou a ser incorporada em edificações, telhados, fachadas e, com custos competitivos, passou a ser usada em usinas de grande porte. A partir daí, começou a penetrar em mercados de bens de produtos, como, por exemplo, em power banks, carregadores de celular e até em mochilas. Sem contar que a solar está presente também em barcos, aviões – com os primeiros modelos não comerciais sendo pilotados – e em alguns carros que possuem tetos solares”, disse o especialista.

“O futuro é cada vez mais solar. A visão que temos é que a fonte fotovoltaica seja a número 1 da matriz elétrica brasileira”, estimou Sauaia.

Recuperação sustentável

Durante o podcast, Rodrigo Sauaia comentou também que a energia solar, além de resiliente, tem potencial de ser uma propulsora, uma alavanca de geração de empregos e de atração de investimentos para o Brasil, contribuindo para uma recuperação econômica sustentável.

“Alinhado a isso, há um segundo desafio global que não podemos esquecer, que são as mudanças climáticas. Assim que virarmos a curva da pandemia, vamos bater de frente nas mudanças climáticas, e a gente precisa enfrenta os problemas desde já”, ressaltou o executivo.

“Nesse sentido, a ABSOLAR tem trabalhado com o governo para recomendar a energia solar como uma ferramenta estratégica para recuperação econômica sustentável do Brasil e para ajudar a gerar empregos de qualidade aos milhares de forma distribuída”, concluiu o CEO da ABSOLAR.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.