Localizado a 100 quilômetros de Manaus, o Hotel Juma Amazon Lodge passou a operar com uma microrrede de energia renovável, tornando-se um dos primeiros hotéis da região a funcionar de forma totalmente autônoma e limpa.
Até então, o empreendimento dependia do transporte fluvial de combustível fóssil para alimentar geradores a diesel, responsáveis pelo fornecimento de eletricidade.
Com a nova estrutura, o consumo de diesel foi praticamente eliminado, reduzindo custos, emissões de gases de efeito estufa e ruídos que afetavam hóspedes e funcionários.
O sistema é composto por 333 painéis solares, instalados acima da copa das árvores para evitar o desmatamento, e por um conjunto de baterias com capacidade total de 185 kWp, que garante o abastecimento contínuo, inclusive durante a noite. Apenas em situações excepcionais o gerador a diesel é acionado.
Para viabilizar esse funcionamento ininterrupto, o hotel conta ainda com um sistema de armazenamento, formado por duas baterias LUNA 2000-215-2S10, da Huawei, que asseguram o fornecimento de energia 24 horas por dia.
Outro destaque foi o inversor SUN2000-75KTL-M2 de 75kW, utilizado e desenvolvido para operar em tensão compatível com a rede elétrica brasileira, o que simplificou a instalação em um ambiente de difícil acesso.
O projeto, apresentado como um dos principais cases da Intersolar 2025 apontou caminhos para a transição energética em regiões isoladas. A iniciativa contou com a participação de empresas de tecnologia e integradoras do setor de energia.
Para representantes da Huawei Digital Power e da HDT, parceira responsável pela integração, o caso demonstra que soluções de armazenamento associadas à geração solar podem atender diferentes setores da economia, incluindo comunidades isoladas e propriedades rurais.
“Hoje a HDT, juntamente com a Huawei, atende não só o offgrid como é o caso do Hotel Juma, mas o setor agro com suas fazenda e quaisquer setores da economia, seja como venda, seja como serviço”, disse Leonardo Cyrino, CEO da HDT.
“O projeto Juma Lodge é a materialização da nossa filosofia: desenvolver tecnologia que resolve problemas reais. Ele prova que é possível levar energia limpa e confiável a qualquer lugar, com respeito ao meio ambiente. Nosso foco agora é integrar essas soluções de armazenamento com a geração solar e a mobilidade elétrica para oferecer um ecossistema completo”, destacou Renato Mondino, Gerente de Canais da Huawei Digital Power.
Confira o projeto completo no vídeo abaixo:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.