14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Energia solar quase dobra em um ano e atinge 27 GW

Mercado brasileiro contava com 14 GW de capacidade operacional em março de 2022

Autor: 23 de março de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Energia solar quase dobra em um ano e atinge 27 GW

Energia solar vem adicionando ao menos 1 GW por mês à matriz desde junho de 2022. Foto: H-Energy/Divulgação

O Brasil ultrapassou a marca dos 27 GW de capacidade operacional de energia solar, somando os sistemas de geração própria (geração distribuída) e as usinas de grande porte (geração centralizada). É o que apontam dados contabilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo os números da Agência, a fonte praticamente dobrou de tamanho no país em um ano – saltando de 14 GW em março de 2022 para os atuais 27 GW. Desde julho do ano passado, a tecnologia vem adicionando ao menos 1 GW por mês à matriz elétrica nacional. 

Somente no segmento de geração distribuída já são 18,75 GW de potência instalada, com 49,2% desse total sendo provenientes de instalações residenciais (9,24 GW). Ao todo, já são pouco mais de 1,79 milhão de conexões fotovoltaicas em micro e minigeração distribuída.  

Atualmente, as regiões com os maiores volumes de potência instalada na modalidade são: Sudeste (6,27 GW); Sul (4,73 GW); Nordeste (3,73 GW); Centro-Oeste (2,83 GW) e Norte (1,19 GW), respectivamente. 

Já na geração centralizada são 8,27 GW de potência acumulada, com mais de 18 mil usinas de grande porte em operação no país. Entre os estados que se destacam estão: Minas Gerais, com 2,58 GW; o Piauí, com 1,46 GW; e a Bahia, com 1,35 GW.

Investimentos

De acordo com dados atualizados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a fonte fotovoltaica já foi responsável pela captação de mais de R$ 129,6 bilhões em investimentos no Brasil desde o início da expansão da fonte, em 2012. 

Nesse período, segundo a associação, a energia solar também ajudou o país na criação de 781,6 mil empregos diretos e a evitar com que houvesse a emissão de 34,5 milhões de toneladas de C02 na atmosfera. 

Na segunda-feira (20), o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou o relatório síntese do seu atual ciclo de avaliações sobre o avanço do aquecimento global no mundo, onde identificou que o planeta precisa apostar em energias solar e eólica para garantir a sobrevivência da vida humana e da natureza.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.