Energia solar residencial já soma mais de R$ 70 bilhões em investimentos

Ao todo, telhados com painéis fotovoltaicos contabilizam mais 13 GW de potência instalada no Brasil, segundo ABSOLAR
Ao todo, telhados com painéis fotovoltaicos contabilizam mais 13 GW de potência instalada no Brasil, segundo ABSOLAR
Estado de São Paulo lidera o ranking nacional de energia solar em residências. Foto: Adriano Cabral/Divulgação

Conforme publicado pelo Canal Solar na semana passada, o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de sistemas de geração própria de energia solar instalados em residências.

Nesta quarta-feira (17), dados publicados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostram também que a implementação de sistemas fotovoltaicos em telhados já foi responsável por atrair R$ 70,3 bilhões em investimentos ao país.

De acordo com a entidade, os sistemas de energia solar de geração distribuída em residências somam hoje cerca de 13 GW de potência instalada espalhados por mais de 5,5 mil municípios.

No Brasil, a capacidade operacional de energia solar gerada localmente ultrapassa os 28 GW, distribuídos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, abastecendo mais de 3,5 milhões de UCs (unidades consumidoras).

Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, destaca que a energia solar é hoje a fonte de energia limpa mais democrática e acessível para os consumidores, sobretudo para os residenciais.

O executivo lembra também que, atualmente, existem mais cem linhas de financiamento disponíveis para ajudar a democratizar o seu acesso, incluindo instituições financeiras, fintechs e cooperativas de crédito.

“Assim, a energia solar é atualmente uma das principais e acessíveis soluções para os consumidores brasileiros conquistarem mais economia, autonomia, liberdade e previsibilidade”, disse ele.

Ranking estadual de residências com energia solar

Fonte: ABSOLAR (abril 2024)


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal