Eneva fecha acordo para fornecer energia por meio da usina solar de Juazeiro

Contrato prevê a entrega de 100,6 MW médios ao grupo de gases industriais White Martins pelos próximos 12 anos
Eneva fecha acordo para fornecer energia por meio da usina solar de Juazeiro
Complexo solar Futura I, em Juazeiro (BA). Foto: Divulgação/Eneva

A Eneva anunciou nesta terça-feira (09) a assinatura de um acordo para fornecer energia ao grupo de gases industriais White Martins por meio do Complexo Solar Futura I, localizado no município de Juazeiro (BA).

O contrato prevê a entrega de 100,6 MW médios de energia pelos próximos 12 anos, de 2023 a 2035, com um montante total a ser recebido pela Eneva de R$ 2,28 bilhões, ajustado ao longo do contrato pelo IPCA.

Para a White, o acordo permitirá aumentar a oferta de “produtos verdes”, que são gases industriais obtidos a partir de fontes renováveis, com baixo ou nenhum teor de carbono.

Já para a Eneva o contrato significa a garantia de suprimento a longo prazo com um grande cliente, no momento em que a transição energética ganha cada vez mais relevância no Brasil e no mundo.

A parceria entre as duas companhias foi aprovada em março deste ano. O parque fotovoltaico da Eneva na Bahia começou a operar no quarto trimestre do ano passado.

Com 671 MW de capacidade instalada, o Futura 1 era um projeto originalmente da Focus Energia, que foi comprada pela Eneva. O empreendimento foi concluído e está atualmente em operação em teste.

O complexo solar ocupa uma área equivalente a 1.550 campos de futebol, com cerca de 1,5 milhão de painéis solares. Contudo, o empreendimento tem perspectivas de expansão, já que os parques Futura II e Futura III (ainda sem uma data para entrar em operação) poderão adicionar 2,3 GW de capacidade instalada ao complexo.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.