3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Eneva fecha acordo para fornecer energia por meio da usina solar de Juazeiro

Contrato prevê a entrega de 100,6 MW médios ao grupo de gases industriais White Martins pelos próximos 12 anos

Autor: 9 de maio de 2023Investimentos e Negócios
2 minutos de leitura
Eneva fecha acordo para fornecer energia por meio da usina solar de Juazeiro

Complexo solar Futura I, em Juazeiro (BA). Foto: Divulgação/Eneva

A Eneva anunciou nesta terça-feira (09) a assinatura de um acordo para fornecer energia ao grupo de gases industriais White Martins por meio do Complexo Solar Futura I, localizado no município de Juazeiro (BA).

O contrato prevê a entrega de 100,6 MW médios de energia pelos próximos 12 anos, de 2023 a 2035, com um montante total a ser recebido pela Eneva de R$ 2,28 bilhões, ajustado ao longo do contrato pelo IPCA.

Para a White, o acordo permitirá aumentar a oferta de “produtos verdes”, que são gases industriais obtidos a partir de fontes renováveis, com baixo ou nenhum teor de carbono.

Já para a Eneva o contrato significa a garantia de suprimento a longo prazo com um grande cliente, no momento em que a transição energética ganha cada vez mais relevância no Brasil e no mundo.

A parceria entre as duas companhias foi aprovada em março deste ano. O parque fotovoltaico da Eneva na Bahia começou a operar no quarto trimestre do ano passado.

Com 671 MW de capacidade instalada, o Futura 1 era um projeto originalmente da Focus Energia, que foi comprada pela Eneva. O empreendimento foi concluído e está atualmente em operação em teste.

O complexo solar ocupa uma área equivalente a 1.550 campos de futebol, com cerca de 1,5 milhão de painéis solares. Contudo, o empreendimento tem perspectivas de expansão, já que os parques Futura II e Futura III (ainda sem uma data para entrar em operação) poderão adicionar 2,3 GW de capacidade instalada ao complexo.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.