25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

EPE: consumo residencial de energia cresce 6,4% em maio

No Sistema Interligado Nacional alta foi de 2,7% quando comparado ao mesmo período do ano anterior

Autor: 5 de julho de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
EPE: consumo residencial de energia cresce 6,4% em maio

Foto: Pixabay

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo nacional de energia elétrica em maio totalizou 43.181 GWh, crescimento de 2,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Assim como aconteceu em abril, a classe residencial (+6,4%) puxou a alta, seguida pelas classes comercial (+3,3%) e industrial (+1,6%).

O mercado livre, no qual participam as grandes empresas, apresentou crescimento de 4,9% no consumo do mês, enquanto o consumo cativo das distribuidoras expandiu em 1,2%.

Veja como foi o consumo em cada subsistema em maio:

  • Sistemas isolados – 249 GWh (+4,6%);
  • Norte – 3.880 GWh (+20,7%);
  • Nordeste – 6.790 GWh (+3,7%);
  • Sudeste/Centro-Oeste – 24.387 GWh (-0,5%);
  • Sul – 7.874 GWh (+4,5%).

Comportamento do consumo por classe

O consumo residencial somou 13.065 GWh em maio. Contribuíram para esse resultado as temperaturas mais elevadas, o programa de redução de perdas de distribuidoras, melhora dos indicadores de qualidade dos serviços das distribuidoras, reclassificação de consumidores para a classe residencial e menores tarifas de energia elétrica.

Além desses fatores, o aumento do número de consumidores residenciais, do rendimento médio dos trabalhadores e da taxa de ocupação também favoreceram a elevação do consumo residencial.

O consumo industrial atingiu 15.751 GWh em maio. Embora a classe tenha elevado o consumo, 21 dos 37 setores monitorados apresentaram retração, seis deles entre os dez mais eletrointensivos da indústria. Veja os destaques:

  • Metalurgia (+254 GWh; +6,7%);
  • Minerais metálicos (+100 GWh; +9,1%);
  • Produtos alimentícios (+69 GWh; +3,5%);
  • Produtos químicos (+28 GWh; +1,8%).

A classe comercial consumiu 7.853 GWh em maio. O bom comportamento do setor de serviços e as temperaturas acima da média favoreceram o incremento no consumo.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.