Escola do Ceará é a 17ª do Estado a receber energia solar

Projeto do Poder Público prevê a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais até 2023
Escola do Ceará é a 17ª do Estado a receber energia solar
O Ceará é pioneiro na instalação dos módulos fotovoltaicos em escolas públicas. Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

Visando atender a uma das premissas do Governo do Ceará, a qual prevê que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e com eficiência energética, uma série de escolas públicas passaram a funcionar no Estado com o uso de sistemas de energia solar em suas dependências. 

Em setembro deste ano, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor Gentil Barreira, localizada no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza (CE), foi o  17º prédio da rede pública estadual de ensino a receber a instalação de módulos fotovoltaicos.

A solenidade foi comandada pela governadora Izolda Cela (sem partido), ao lado do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes; e da secretária-executiva da Educação, Jucineide Fernandes.

A estimativa de economia nas contas de energia elétrica será de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. As obras contam com investimento de R$ 8,8 milhões, com recursos obtidos por meio do Fiee (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará).

Energia solar nas escolas

O projeto de instalação de painéis solares em escolas estaduais é desenvolvido pelo Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação), prevê, até o início de 2023, a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões do Estado. Destas, 17 já estão em funcionamento. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal