Sistema com baterias BYD alimentará reserva ambiental no cerrado de Goiás

A região natural contará com baterias e módulos que alimentará toda a construção do projeto
Projeto 100% off-grid, foi dimensionado para atender um consumo diário de 24 kWh

A moradora de Alto Paraíso (GO), advogada por formação, servidora pública e atuante em associações ambientais, Flávia Cantal é proprietária de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no município de Cavalcante chamada “Avá-Canoeiro”. A advogada decidiu investir em construções sustentáveis no local com sistema fotovoltaico.

Segundo a advogada, a região não recebe energia da rede pública integralmente. “Não tenho a intenção de me conectar à rede elétrica tradicional, por isso, a busca por uma empresa referência em qualidade e com conhecimento para atender a demanda”, explica Flávia.

O projeto foi desenvolvido pela empresa Fonte Solar, com equipamentos da fabricante BYD. O espaço contará ainda com o primeiro centro de soltura de animais silvestres (ASAS).

O projeto 100% off-grid, foi dimensionado para atender um consumo diário de 24 kWh e consumo médio mensal de 720 kWh e será instalado após a finalização da obra, com duas baterias de lítio do modelo B-Box 13.8 kWh. 

BYD anuncia produção de módulo fotovoltaico N-Type TOPCon

O projeto inteiro é composto por 30 módulos BYD MGK36 de 455 Wp, 2 controladores de carga Victron Energy SmartSolar 250/100, 1 Inversor/Carregador Victron Energy 230 V, 1 Cerbo GX (central de comunicação) e 1 GX Touch (acessório de visualização).

A engenheira eletricista Natália Maestá, fundadora da Fonte Solar, conta que projetos off-grid são o foco da empresa. “Acredito em fazer diferente, antecipar o futuro com soluções que permitam o fornecimento de energia de alta qualidade para locais remotos, motivo da criação da Fonte Solar”.

Baterias como soluções

Para Lucas Portella, do time de vendas da BYD Energy, a empresa entrega diferenciais para o mercado nacional, com foco em segurança nos projetos. “Somos líderes mundiais na fabricação de baterias de Fosfato de Ferro Lítio (LiFePO4), testadas como as mais seguras do mundo”, aponta ele.

São uma excelente solução para o mercado, especialmente em termos de armazenamento, como é o caso da Pousada”, explica ele. Ainda de acordo com Portella, a fabricante entrega um diferencial nas baterias com o novo sistema BMS (Battery Management System).

O sistema corresponde ao gerenciamento inteligente de controle de temperatura, quantidade de energia recebida, armazenamento de dados no sistema e códigos de erros que ajudam a identificar problemas e corrigi-los.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal