BYD anuncia produção de módulo fotovoltaico N-Type TOPCon

Modelo, com potência de 575 W, será produzido na fábrica de Campinas (SP), a partir de dezembro
20-09-22-canal-solar-BYD anuncia produção de módulo fotovoltaico N-Type TOPCon
Fábrica de módulos fotovoltaicos da BYD Energy do Brasil, em Campinas (SP). Foto: BYD/Divulgação

A BYD, que já estuda e desenvolve produtos com tecnologia N-Type HJT, anunciou uma novidade para o setor solar: a fabricante irá produzir um novo módulo com tecnologia N-Type TOPCon.

De acordo com a empresa, o lançamento vem complementar a linha atual de painéis BYD, disponíveis no mercado brasileiro.

O novo módulo traz potência de 575 W, com uma eficiência de até 22,2%, dispõe de coeficiente de temperatura otimizado de -0,32%/°C (P-Type 0,39%/ °C) e as mesmas dimensões de um painel de 540 W, bem como melhor bifacialidade (2%).

Outro ponto ressaltado é que o mesmo apresenta menor degradação anual (1% no primeiro ano e 0,4% nos demais da vida útil comparado com os módulos atuais).

“Seremos a primeira empresa nacional a produzir esse tipo de modelo no Brasil. Isso mostra o grande pioneirismo da BYD, uma companhia que está sempre trazendo tecnologia de ponta para o país”, disse Marcelo Taborda, diretor de Vendas da BYD Energy do Brasil.

A produção do painel N-Type TOPCon de 575 W irá ocorrer na fábrica de Campinas (SP), a partir de dezembro. A mesma foi reinaugurada em abril deste ano com equipamentos de última geração.

Segundo a BYD, a linha de produção e processos foram totalmente renovados, adotando a mais alta tecnologia disponível no Brasil e exterior como, por exemplo, multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.

A nova linha permitiu ainda que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas atualmente disponíveis no mercado. Assim, agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass.

Outro fato de destaque é que a expansão dos processos produtivos permitiram que a empresa triplicasse sua capacidade para atingir 0,5 GW, o suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes.

“Nossa empresa é uma gigante global em novas energias e eletromobilidade. Sonhamos com um ecossistema de emissão zero para todo o mundo e ficamos felizes em contribuir, mais uma vez, em nosso mercado, com o início da produção de um novo módulo fotovoltaico inédito e de alta tecnologia”, comentou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

“Somos considerados um dos principais grupos focados em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis da América Latina e que mais investem em novos processos e equipamentos no mercado brasileiro”, relatou Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy do Brasil.

“O novo módulo N-Type TOPCon de 575W foi desenvolvido no Brasil, por engenheiros brasileiros, especificamente para o nosso setor”, finalizou Garcia.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal